Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Falta de crédito » Mantega: Brics não estão em "crise de meia idade"

Agência Brasil

Publicação: 23/01/2014 12:20 Atualização:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reclamou na manhã desta quinta-feria, num debate no Fórum Econômico Mundial, em Davos, da falta de crédito para estimular a economia e responsabilizou a crise mundial pela desaceleração no Brasil e em outros paises emergentes. Sobre a percepção em Davos de que os Brics halfgrupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – estão em declínio ou em “crise de meia idade”, Mantega reagiu:
"Não acredito que há uma crise da meia idade dos Brics. O que há é uma crise mundial que afetou os Brics", afirmou.

Mantega reconheceu que "é preciso que os Brics façam mudanças importantes no modelo do crescimento". E assegurou que o Brasil está fazendo isso, ao estimular o investimento com um programa de investimentos da ordem de US$ 250 bilhões, excluindo o que será investido em petróleo e gás.

Lembrando que o país avançou na inclusão social, ele queixou-se do crédito escasso:

"O Brasil fez uma grande inclusão social, expandiu a classe média. Temos o quarto maior mercado de carros. Mas para ativar este mercado está faltando crédito, que está escasso. É por isso que o governo está estimulando o investimento no Brasil", disse.

Ele previu melhores tempos, por exemplo, com retomada do crescimento do comércio mundial em torno de 4% a 5% em 2014, por conta da recuperação nos países ricos.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »