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Órgãos públicos » Comece o ano resolvendo pendências

André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicação: 17/01/2014 11:12 Atualização:

Janeiro é conhecido como mês de férias. Mas a alta temporada de sol e mar não necessariamente reduz o fluxo de pessoas que vão presencialmente aos postos de atendimento dos órgãos públicos. Como esta época marca o período pós-compras de fim de ano, é comum se deparar com grandes filas de espera. O mês de buscar novo emprego também eleva o número de pessoas atualizando documentos nos pontos de atendimento do Expresso Cidadão. A pergunta é: dá para esperar até fevereiro?

“Acreditamos que as pessoas aproveitam o tempo de férias para regularizar a documentação, principalmente aquelas necessárias para viagens. Ainda há aqueles que decidem procurar novo emprego, então a demanda para carteira de trabalho também é maior”, confirma a gerente de atendimento Cristiane Guedes. Segundo ela, neste ano, à demanda normal do mês de janeiro, somou-se a procura pelo recadastramento biométrico do título de eleitor.

A gestora lembra que todas as unidades do Expresso Cidadão funcionam em horário estendido. Na Região Metropolitana do Recife, ficam abertas por 12 horas, para atendimento ao público. “Mesmo assim, é grande o número de pessoas que chegam antes das unidades abrirem e, muitas vezes, essa quantidade concentrada no início do dia compromete nossa capacidade diária de atendimento.”

Até o fim do mês, também deve ser movimentado o fluxo de consumidores nas unidades do Procon-PE. Segundo o coordenador-geral, José Rangel, janeiro é historicamente um período que demanda bastante as atividades de proteção ao consumidor. “O comércio é muito acelerado em dezembro, com as compras de fim de ano. O resultado é que as queixas começam a aparecer em janeiro, seja por defeito em presentes, seja por troca não realizada ou qualquer outro problema”, destaca. Além disso, o primeiro mês do ano, segundo Rangel, é cenário recorrente de denúncias de material escolar, sobre lojas que não atendem critérios de lei ou quando as escolas não cumprem as regras para suas listas ou as primeiras mensalidades têm cobranças indevidas. “Se puder deixar para fevereiro, o mês antes do carnaval é sempre tranquilo nas unidades do Procon”, assegura.

Nos órgãos de pagamento de tributos, o fluxo de pessoas não tem mudanças expressivas em janeiro. Na Receita Federal, por exemplo, a sugestão é antecipar pela internet, onde quase todos os serviços podem ser solucionados.

Saiba mais

Mês de janeiro nos centros de atendimento ao contribuinte/consumidor

Procon-PE

Quadro mantido
Fluxo bastante elevado
Sugestão: em fevereiro, o fluxo é menos intenso. É uma opção para casos não emergenciais

Receita Federal

Quadro reduzido
Fluxo relativo
Sugestão: atendimento online permite solucionar boa parte  dos assuntos.
Caso seja necessário o  atendimento presencial, é possível agendar pela internet.
No local, o tempo de espera é de  até 12 minutos da  hora marcada.

Expresso cidadão

Quadro mantido
Fluxo bastante elevado
Sugestão: em fevereiro, o fluxo é menos intenso. É uma opção para casos não emergenciais

Sefaz-PE

Quadro mantido
Sem alteração de fluxo
Atendimento presencial

Previdência Social

Quadro mantido
Sem alteração de fluxo
Atendimento presencial

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