Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Classificação » Brasil cai no ranking de liberdade econômica País ficou em 114º lugar e é considerado "quase limitado", pelo centro de pesquisa Heritage Foundation

Agência O Globo

Publicação: 16/01/2014 14:36 Atualização:

O Brasil caiu 14 posições na edição de 20 anos do Índice de Liberdade Econômica do centro de pesquisa americano Heritage Foundation, que avalia dez fatores — de direitos de propriedade a empreendedorismo — em 186 países.

Classificado na 100ª colocação no relatório do ano passado, agora o país aparece em 114º lugar e é considerado “quase limitado”, com 56,9 pontos, queda de 0,8 em relação à avaliação anterior (57,7). No grupo de 29 países da região que engloba América do Sul, América Central e Caribe, encabeçado por Chile e Colômbia, o Brasil está na 20ª colocação.

A posição do Brasil no ranking é produto de uma inversão de tendência. Na primeira metade da década passada, o país avançou, passou de 60 pontos e alcançou a classificação de “moderadamente livre”. Porém, desde 2007, começou a perder pontos.

Conforme a avaliação do instituto, o país retrocedeu no que diz respeito a liberdade na relações de trabalho, monetária, fiscal e comercial, além de gastos do governo e corrupção. Direito de propriedade e liberdade financeira foram parâmetros que se mantiveram inalterados. Foi registrada melhora no que tange a liberdade de investimento e de negócios.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »