• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

FMI » Lagarde alerta sobre risco de deflação em países ricos

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 16/01/2014 14:18 Atualização:

A diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou nesta quinta-feira (16) que os países industrializados apresentam riscos de deflação. Em um discurso em Washington, Lagarde considerou que o crescimento mundial “ainda emperrado em primeira marcha (...) se reforçará em 2014”.

Contudo, nos países industrializados há “riscos crescentes de deflação que poderiam ser desastrosos para a recuperação” das economias, acrescentou. “Isso significa que os bancos centrais deveriam se voltar a uma política monetária mais convencional apenas quando um crescimento robusto estiver instalado com firmeza”, opinou a líder do FMI.

Na zona do euro, onde “o nível elevado de desemprego ainda é preocupante”, a política monetária “ainda poderia fazer mais”, disse Lagarde. A diretora do Fundo afirmou que será necessário permanecer vigilante frente aos riscos de volatilidade no mercado financeiro e nos países emergentes.

“A reação à redução das recompras de ativos do Federal Reserve norte-americano (decidida em meados de dezembro) foi tranquila até o momento e isso é uma boa notícia, mas ainda é preciso prever agitações”, alertou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.