• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Carreira diplomática » Rio Branco terá novo concurso para diplomatas neste ano

CorreioWeb

Publicação: 15/01/2014 14:00 Atualização:

O Instituto Rio Branco (IRBr) confirmou a realização de novo concurso público para contratação de profissionais para a carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Diário Oficial da União de ontem (14) traz a publicação da escolha do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) como organizador do certame.

Leia mais sobre concursos no portal Admite-se

O contrato com a empresa é válido até 31 de dezembro deste ano. De acordo com a banca, a expectativa é de que o edital saia ainda neste primeiro semestre. Não foram divulgadas, no entanto, a quantidade de vagas que será ofertada.

Último concurso

O resultado final da mais recente seleção de diplomatas, com oferta de 30 vagas, foi disponibilizado em dezembro de 2013. Também organizado pelo Cespe/UnB, o certame recebeu 6.490 inscritos, gerando concorrência média de 216 candidatos por chance. A remuneração inicial é atraente: R$ 13.623,19 podendo chegar a R$ 19.420,85 no posto mais alto – ministro de primeira classe. Do total de chances, duas foram destinadas a pessoas com deficiência e 10% destinadas a afrodescendentes.

Puderam concorrer pessoas com nível superior em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos foram submetidos a quatro provas objetivas, constituídas por questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público; além de prova escrita de língua portuguesa, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Além de Brasília, cada uma das provas foi realizada nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.