• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Combustíveis » Petrobras lança novas gasolinas de ultrabaixo teor de enxofre

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 08/01/2014 14:21 Atualização:

Os donos de veículos em todo o Brasil vão encontar um novo tipo de gasolina nos postos de combustíveis administrados pela Petrobras. A estatal Petrobras lançou, na manhã de ontem (7), as novas gasolinas comum e premium de ultrabaixo teor de enxofre. Os produtos, inclusive, já estão sendo distribuídos desde 1º de janeiro, substituindo integralmente, em todo o país, as gasolinas comum e premium anteriores.

De acordo com o gerente de soluções comerciais e desenvolvimento de produtos do abastecimento, Frederico Kremer, as novas gasolinas são do tipo “S-50”, porque possuem teor máximo de enxofre de 50 mg/kg ou partes por milhão (ppm), o que representa uma redução de 94% em relação ao teor de enxofre das gasolinas anteriormente comercializadas.

Isso possibilita, na análise da estatal, a introdução de veículos dotados de modernas tecnologias para o tratamento de emissões e a redução de 35 mil toneladas/ano das emissões de óxidos de enxofre (SOx).

Kremer destacou ainda que, além dos benefícios ambientais, outro atrativo das novas gasolinas é que elas protegem o motor dos veículos e proporcionam um custo menor de manutenção, uma vez que reduzem a formação de resíduos nas válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão. O óleo lubrificante também dura mais, aumentando o tempo entre trocas.

Segundo o diretor da rede de postos de serviço da Petrobras Distribuidora, Luis Alves de Lima Filho, a gasolina S-50 já está disponível em postos Petrobras de todo o Brasil. “O produto continuará sendo identificado da mesma forma nas bombas”, disse.

As gasolinas S-50 reduzirão as emissões de gases poluentes no escapamento de motores fabricados a partir de 2009 em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), em até 45% de monóxido de carbono (CO) e em até 55% de hidrocarbonetos (HC). A Petrobras investe continuamente no aprimoramento de seus combustíveis e foi pioneira na remoção total do chumbo na gasolina, em 1989.

A troca pelos novos tipos de gasolina faz parte do plano de investimento da estatal, entre 2005 e 2013, quando foram injetados R$ 20,6 bilhões em 21 novas unidades que permitem a produção da gasolina S-50 em todas as refinarias da Petrobras.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.