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Trânsito » Congestionamento no primeiro dia de pedágio na PE-060 Fluxo intenso na Rota do Atlântico, com passagem de seis mil carro até as 10h deste sábado

Publicação: 04/01/2014 11:47 Atualização:

Os motoristas enfrentaram congestionamento na manhã deste sábado na PE-060 e BR-101, no sentido Litoral Sul. No primeiro dia de operação da Rota do Atlântico, via com cobrança de pedágio entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, no Complexo Viário de Suape, o movimento de carros foi intenso, provocando retenção próxima à bifurcação que separa a PE-060 da via pedagiada, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Entre 0h e 10h, seis mil carros passaram pela estrada. Do total, 3.200 entraram pelo contorno do Cabo. "Pelos números, a gente verifica que metade desse fluxo é de pessoas que vão para o Litoral Sul e estão fugindo no tráfego na PE-060", acredita Talita Vasques, assessora de imprensa da Rota. Ela comenta que não houve retenção na Rota e que a maioria dos veículos na manhã deste sábado são carros de passeio, apesar de a via pedagiada ser também um acesso ao Porto de Suape.

No primeiro dia de funcionamento, pequenas filas se formaram nas cabines de atendimento, principalmente devido às dúvidas dos clientes. O tempo de atendimento, geralmente de 12 segundos, chega a 25 segundos, de acordo com o setor operacional da via, administrada pela concessionária Rota do Atlântico (CRA) - formada pela Odebrecht Transport (OTP) e pela Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar). A expectativa é de um movimento de cerca de 15 mil carros diários.

Rota do Atlântico

A tarifa básica cobrada na via pedagiada é de R$ 5,60, para veículos de passeio e por trecho para veículos de grande porte. Motos pagam metade do valor. O preço mais alto será cobrado dos caminhões com reboque e nove eixos (R$ 50,40). Os valores serão os mesmos tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. O pagamento para quem pegar a nova rota será cobrado de forma unidirecional. Ou seja, apenas uma vez, somente ao entrar no sistema.

Prevista para começar no dia 28 de dezembro, a cobrança foi adiada para o dia 4 de janeiro porque a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) emitiu apenas no dia 27 de dezembro as licenças de operação do complexo de 4 quilômetros, com cinco viadutos e 14 alças de acesso próximo ao Hospital Dom Helder e do chamado Contorno do Cabo, com cerca de 8 quilômetros de extensão. Como recebeu a autorização para operar os novos trechos, a Concessionária Rota do Atlântico (CRA) resolveu iniciar a cobrança em conjunto com os outros 13,6 quilômetros já autorizados.

Desde outubro, duas partes da Via Expressa já funcionavam no sistema “soft open”. Um delas tem 9 quilômetros de extensão e vai do entroncamento da nova rodovia PE-009 com a PE-028, até a rotatória conhecida como Curva do Boi – já dentro de Suape. O outro trecho liberado, com 4,6 quilômetros, é a VPE-052, entre a PE-60 e a Avenida Portuária.

Até o final de janeiro, serão inaugurados outros 5,5 quilômetros da rodovia, ligando Suape à PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. Segundo a CRA, na comparação com o percurso feito pela PE-060, o trajeto para as praias será reduzido em 8,4 quilômetros. Haverá uma economia de 30% no percurso e de 20 minutos no tempo gasto.

A conta considera a velocidade permitida de 100 Km/h. Até o fim do primeiro semestre de 2014 deve ficar pronto o acesso à Ilha de Cocaia, com cerca de 13 quilômetros. Esta será a ligação para o polo naval de Suape. No total, a concessão – que vai durar 35 anos e tem previsão de investimentos privados de cerca de R$ 450 milhões – terá cinco praças de pedágio. Quem for para o Litoral Sul e não quiser saber de pedágio, deve continuar usando a PE-060.

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