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CNDL » Comércio antecipa promoções para reverter vendas fracas do Natal

Publicação: 27/12/2013 20:00 Atualização: 27/12/2013 21:32

A expectativa da CNDL é de que as liquidações reaqueçam o mercado até o final de janeiro. Foto: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A. Press
A expectativa da CNDL é de que as liquidações reaqueçam o mercado até o final de janeiro. Foto: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A. Press
As vendas fracas do Natal, classificadas como a pior dos últimos dez anos, já deram impulso a um novo movimento no comércio: o das liquidações. De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), estabelecimentos de todo o país anteciparam as tradicionais promoções de janeiro apostando no movimento de ano-novo. A intenção é reverter o baixo movimento no comércio, que fechou a semana natalina com alta de 2,97%, embora a projeção dos  lojistas fosse atingir 5% de aumento frente ao mesmo período de 2012.

Na avaliação do presidente da CNDL, o momento é uma oportunidade para as lojas conseguirem vendas adicionais no período em que a maioria dos consumidores vai trocar os presentes recebidos (veja aqui as orientações do Procon sobre trocas).

“A expectativa é de que as liquidações reaqueçam o mercado até o final de janeiro. Com o início da semana das trocas dos presentes, o comerciante tem a oportunidade de se beneficiar dos tradicionais descontos e emplacar novas vendas, principalmente em artigos de vestuário, calçados, cosméticos e perfumaria, já que muitos consumidores desejam passar o réveillon com roupa nova”, afirmou Pellizzaro Junior em nota à imprensa.

Intenção de compra
Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país buscou sondar um hábito aparentemente comum entre os brasileiros: passar a virada do ano com roupa nova. E de acordo com os resultados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal de 2013, sete em cada dez consumidores (74%) afirmaram que iriam comprar novas peças para comemorar a virada.

A pesquisa também procurou identificar onde o brasileiro iria passar a virada do ano. De acordo com o estudo, 34% dos entrevistados pretendem passar o réveillon em casa, contra 25% que têm a intenção de viajar. Outros 20% devem também comemorar o ano novo em ambiente familiar, como a casa dos pais (9%), de outros parentes (6%) ou na de amigos (5%).

O estudo do SPC Brasil foi realizado em novembro e ouviu 651 consumidores de todas as 27 capitais brasileiras.

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