Pernambuco.com



  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

IPCA » Banco Central calcula impacto da Copa e da Olimpíada na inflação do país

Agência O Globo

Publicação: 21/12/2013 10:00 Atualização: 21/12/2013 11:28

Segundo o estudo, o comportamento dos preços no Brasil será pior do que o visto em outros países que sediam grandes eventos esportivos. Foto: Carlos Silva/CB/D.A Press
Segundo o estudo, o comportamento dos preços no Brasil será pior do que o visto em outros países que sediam grandes eventos esportivos. Foto: Carlos Silva/CB/D.A Press
A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 contribuirão para pressionar os preços no Brasil. Em estudo divulgado na sexta-feira (20), o Banco Central (BC) estimou, pela primeira vez, o impacto dos grandes eventos esportivos no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, usado nas metas de inflação do governo). E concluiu que o Mundial e os Jogos vão elevar em dois pontos percentuais o IPCA ao longo de 10 anos. Os cálculos do BC levam em consideração o período entre 2007, data em que foi anunciado que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e um ano após a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, ou seja, 2017, quando a pressão dos eventos se dissiparia.

“Megaeventos esportivos, como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de Futebol, podem ter impactos significativos na economia do país anfitrião”, diz o texto do BC. “Enquanto o evento em si tem duração de algumas semanas, os preparativos têm início vários anos antes e envolvem investimentos que podem ter efeitos econômicos de longo prazo.”

Segundo o estudo, o comportamento dos preços no Brasil será pior do que o visto em outros países que sediam grandes eventos esportivos, porque, aqui, haverá a coincidência de duas grandes competições em um curto período de tempo. Normalmente, os países que recebem um evento têm um impacto que chega a um ponto percentual na inflação.

O estudo sobre o impacto das competições nos preços foi divulgado juntamente com o relatório trimestral de inflação, que traçou um cenário um pouco mais pessimista para a economia brasileira neste e no próximo ano. Segundo o relatório, o Brasil não deve avançar no crescimento em 2014 e ainda terá de lidar com uma inflação persistente nos próximos dois anos. A projeção do Banco Central para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) neste ano caiu de 2,5% para 2,3%, ritmo que deve ser mantido até o terceiro trimestre do ano que vem. Já o IPCA deve encerrar o ano em 5,8%. Em 2014, último ano do governo Dilma, o IPCA cairia para 5,6% nas previsões do BC, e chegaria a 5,4% em 2015, longe do centro da meta, que é de 4,5% ao ano. O relatório, na visão de analistas, sugere que a autarquia pode subir mais os juros do que o previsto pelo mercado.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC já elevou a taxa básica de juros Selic por seis vezes seguidas. A última elevação foi de meio ponto percentual, para 10%.

A palavra “convergência” para a meta de 4,5% foi retirada do texto do relatório. Mas o diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton Araújo, reforçou que o BC permanecerá de olho no combate à inflação:

“Está bastante claro, mas vou ajudar vocês dessa vez. Isso quer dizer que o Copom vai permanecer de olho no combate à inflação. (...) O cenário mais provável não aponta essa convergência (para o centro da meta), o que não implica que não seria possível. Vamos aguardar. Eu entendo sim que esse quadro pode mudar para melhor, pode se tornar mais benigno. Projeção não é promessa. É projeção.”

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: aldir da paz
esse negocio de copa do mundo so vai dar lubro para as construtoras dos estadios, nada mais. vai ser um show de desorganizaçao e descaso e ainda vai ter aumento dos preço e quam vai pagar eh quem vai ficar. foi um gande mau negocio em todas a perspectivas. eu mesmo nao vejo nada de bom. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »