Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Preparação » IBGE: Geografia, português e conhecimentos gerais serão decisivos na prova

CorreioWeb

Publicação: 17/12/2013 15:38 Atualização:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com 7.825 vagas abertas para o processo seletivo simplificado para cargos temporários. A maioria das vagas é para a função de agente de pesquisas e mapeamento, em todas as unidades da Federação, e 225 são para os cargos de analista censitário de geoprocessamento, agente de pesquisas por telefone, e supervisor de pesquisas, apenas para o Rio de Janeiro. A banca avaliadora é a Cesgranrio. De acordo com o edital, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, possuem 60 questões valendo 100 pontos, e cobrarão língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e geografia para ingresso no cargo com o maior número de vagas.

Leia mais sobre concursos no portal Admite-se

Foram destinadas 157 oportunidades para o Distrito Federal. O estudante de direito William Shimit, 18 anos, vai concorrer para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento. “Como são matérias que eu já estou estudando, acho que vai ser tranquilo. Só a parte de geografia que será um pouco diferente. Mais perto da prova vou focar nessa matéria”, relata. William também se prepara para o concurso da Polícia Federal e acha que a seleção do IBGE pode ser uma boa oportunidade para quem está em busca de um cargo efetivo. “Por ser um concurso temporário, dá para conciliar com outros certames.”

A disciplina com maior peso na nota final — 40% no total — é língua portuguesa. Para o professor de português do Grancursos Diego Amorim, estudar as provas dos dois últimos anos da banca Cesgranrio é uma ótima forma de direcionar os estudos e analisar o “quarteto fantástico do português”. “Os quatro temas mais importantes de estudo da disciplina são concordância verbal e nominal, pontuação no período simples e composto, regência verbal e nominal e uso da crase”, explica. Um último ponto lembrado pelo professor diz respeito à técnica de solução da prova. “Ler primeiro a questão e depois o texto é uma dica excelente para que o candidato consiga saber em que parte exatamente está a resposta à pergunta”, diz.

Semelhanças

Para o professor de raciocínio lógico do Instituto IMP Vanderlan Marcelo, as provas da banca do concurso são muito parecidas com as da Fundação Carlos Chagas (FCC), mas diferem bastante do tipo de cobrança do Cespe. “Não há muita contextualização. Os enunciados são mais curtos e diretos”, observa. Como a disciplina de raciocínio lógico envolve problemas matemáticos, de acordo com Marcelo, é preciso focar em três áreas: aritmética, álgebra e geometria. “A grande novidade desse edital foi a exposição desses conteúdos. Na álgebra, o estudante deve focar em problemas de primeiro grau; em aritmética é preciso estudar porcentagem e muita regra de três, e em geometria, o foco é para triângulo e Teorema de Tales”, relata. O professor aconselha os candidatos a refazerem a última prova do IBGE, de janeiro de 2010, e da Liquigás, de 2013, pois apresentam questões de raciocínio rápido, direto e com um teor muito mais teórico.

Os conteúdos de geografia e conhecimentos gerais se misturam. De acordo com o professor do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) Fernando Sobrinho, nem tudo o que é exposto no edital será cobrado. Como a banca Cesgranrio costuma ser direta, questões teóricas que são estudadas no ensino médio devem ganhar mais atenção. O professor indica livros de autores como Eustáquio de Sene e Demétrio Magnoli.

Sobrinho levanta ainda a possibilidade de cairem questões de cálculo de taxa demográfica. “O candidato deve se atentar a pontos como natalidade, expectativa de vida e mortalidade infantil. No campo da economia, dados relacionados à indústria mineradora, envolvendo o tema do pré-sal e agronegócios têm grandes chances de serem cobrados”, afirma. Um dos destaques pode ser a economia e a deseconomia em escala de grandes centros urbanos. “As pessoas estão saindo dos grandes centros e indo para cidades médias brasileiras. No último Censo (de 2010), notou-se o grande crescimento demográfico e industrial de Brasília e de Manaus. Como é um concurso nacional, é importante analisar assuntos diversos.”

O envelhecimento da população brasileira e todo o impacto que esse fator implica no mercado e na economia do país também merecem atenção, de acordo com o professor. Por último, a dica de Sobrinho para a parte de conhecimentos gerais é estar atualizado sobre os temas tratados na mídia.

O que diz o edital

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Vagas: 7.825
Cargos: agente de pesquisas e mapeamento (7.600), analista censitário de
geoprocessamento (27), agente de pesquisas por telefone (180) e
supervisor de pesquisas (18)
Remunerações: de R$ 765 a R$ 4.000
Inscrições: até 6 de janeiro
Prova: 23 de fevereiro de 2014
Edital: www.cesgranrio.org.br

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »