Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Comércio enfraquecido » Famílias devem consumir menos no Natal, segundo pesquisa da CNC

Publicação: 17/12/2013 09:31 Atualização: 17/12/2013 11:11

A Intenção de Consumo das Famílias em dezembro apresentou uma retração de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2012. Foto: Janine Moraes/CB/D.A Press/Arquivo
A Intenção de Consumo das Famílias em dezembro apresentou uma retração de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2012. Foto: Janine Moraes/CB/D.A Press/Arquivo
Este será um Natal de “lembrancinhas”. Pelo menos é o que indica pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em dezembro, temporada em que o comércio está mais aquecido, apresentou uma retração de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2012. O resultado indica vendas menores neste fim de ano, o que já era projetado pelo comércio.
 
Em nota, a Divisão Econômica da entidade informou que o impacto no otimismo das famílias para compras é causado pelo aumento do custo do crédito, além de um menor crescimento da massa real de salários e da inflação mais alta.

A venda de bens duráveis também sofrerá impactos neste Natal. O item que mede o Momento para Duráveis apresentou recuo de 1,7% na comparação mensal, devido às dificuldades para a aquisição de empréstimos e à ausência de medidas de estímulos, como ocorreu em 2012.

No comparativo com novembro deste ano, no entanto, houve uma leve alta de 0,9% (129,5 pontos). “O efeito sazonal do período, com as festas de fim de ano, além da manutenção dos ganhos reais, permitiu um aumento da confiança das famílias em dezembro, mantendo o índice acima da zona de indiferença (100,0 pontos)”, afirma o economista da CNC Bruno Fernandes.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »