Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa mensal » Volume de vendas do comércio varejista cresce 0,2% em outubro

Agência Brasil

Publicação: 12/12/2013 08:45 Atualização: 12/12/2013 12:49

Comércio varejista teve alta de 0,2% no volume de vendas na passagem de setembro para outubro. Foto: Xico Morais/DB/D.A Press/Arquivo
Comércio varejista teve alta de 0,2% no volume de vendas na passagem de setembro para outubro. Foto: Xico Morais/DB/D.A Press/Arquivo
O comércio varejista teve alta de 0,2% no volume de vendas na passagem de setembro para outubro. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a receita nominal cresceu 0,7% nesse tipo de comparação.

A pesquisa mostrou ainda que, na comparação com outubro de 2012, os aumentos foram 5,3% no volume de vendas e 12% na receita nominal. O volume de vendas acumula altas de 4% no ano e 4,5% nos últimos 12 meses. Já os crescimentos acumulados da receita nominal são 11,8% no ano e 11,9% em 12 meses.

O aumento de 0,2% no volume de vendas em outubro, na comparação com o mês anterior, mostra uma redução do ritmo de crescimento da atividade, já que, em agosto e setembro, as taxas tinham sido de 0,9% e 0,5%, respectivamente.

Na passagem de setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta, com destaques para equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (3%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,2%). Também registraram crescimento os setores de combustíveis e lubrificantes (0,6%) e artigos farmacêuticos (0,1%).

Tiveram queda os setores de supermercados, alimentos e bebidas (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-0,4%) e móveis e eletrodomésticos (-0,2%).

Quando considerado o varejo ampliado, que também engloba os setores de veículos e autopeças e de material de construção, o crescimento do volume de vendas na passagem de setembro para outubro foi mais expressivo: 1,8%. Os veículos, motos, partes e peças tiveram alta de 6,2%. Os materiais de construção registraram aumento de 0,9% no volume de vendas.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »