Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Anefac » Após seis altas, juro do crédito fica estável em novembro

Agência O Globo

Publicação: 11/12/2013 16:53 Atualização:

Após seis elevações no ano, a taxa de juro das operações de crédito ficou praticamente estável em novembro, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). Em seis linhas de crédito pesquisadas, a taxa de juro média para pessoa física passou de 5,56% ao mês (91,42% ao ano) em outubro para 5,57% ao mês (91,64% ao ano) em novembro. Mesmo assim, ainda é a maior taxa de juros no crédito desde novembro de 2012.

Das seis linhas de crédito pesquisadas, três se mantiveram estáveis: rotativo do cartão de crédito (9,37% ao mês), cheque especial (7,89%) e crédito direto ao consumidor nos bancos para financiamento de veículos (1,65%). Outras três linhas tiveram pequena elevação. Os juros do comércio subiram de 4,19% para 4,20% ao mês; no empréstimo pessoal nos bancos a taxa subiu de 3,16% para 3,18% e no empréstimo pessoal nas financeiras foi de 7,09% para 7,10%.

Para o diretor-executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, os efeitos da elevação da Selic, a taxa básica de juros, de 9,50% para 10% ao ano no último dia 27 de novembro, ainda não foram detectadas na pesquisa. Mas, em dezembro, ele acredita que haverá repasse para as operações de crédito.

Para Ribeiro de Oliveira, como a inflação oficial, medida pelo IPCA, ainda está em patamar elevado e se mantém acima do centro da meta fixada pelo Banco Central, de 4,5% ao ano, haverá nova elevação da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Analistas apostam em uma elevação entre 0,25 e 0,50 ponto percentual. "Por isso, é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", prevê Oliveira.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »