Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Campanha salarial » Funcionários da Celpe fazem mobilização de advertência

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 11/12/2013 12:14 Atualização:

Parte dos trabalhadores da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), através do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), dão continuidade, nesta quarta-feira (11), a uma mobilização de advertência em função da campanha salarial e melhorias nas condições de trabalho. Segundo o órgão que defende os interesses da categoria, a paralisação, que começou ontem, vai se estender durante todo o dia de hoje em frente à sede da empresa, na Avenida João de Barros, na Boa Vista.

De acordo com o Sindurb-PE, a pauta de reivindicações da categoria aborda, entre outros itens, um reajuste salarial de 7,54% (INPC de 5,58% acrescido de um ganho real de 1,96%), correção no talonário de refeições de 15% (valor reajustado para R$ 28,65), aumento na idade do auxílio-creche (12 anos) e um abono de R$ 2 mil. Além disso, a classe quer melhorias nas condições de trabalho, comp segurança, manutenção e treinamento de funcionários e também avanço no Plano de Carreiras dos trabalhadores.

Sobre a proposta salarial, o sindicato informou que o Grupo Neoenergia, que controla a Celpe, ofereceu 5,9% de reajuste dos salários. A mobilização também ocorre em cidades da Bahia e do Rio Grande do Norte, o Grupo Neoenergia controla as distribuidoras Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Amanhã, o Sindurb-PE informou que comunicará os resultados de uma reunião que está sendo realizada hoje no Rio de Janeiro para definir os rumos do movimento.

“Acreditamos que falta pouco para fecharmos um acordo entre as partes por que o diálogo está acorrendo. Os funcionários trabalham sob muita pressão, com cumprimento de metas e outros pontos relativos à segurança do trabalho. No entanto, amanhã teremos uma assembleia às 11h e, dependendo dos resultados da reunião de hoje, no Rio de Janeiro, poderemos para por tempo indeterminado a partir do dia 16 deste mês”, explicou Fernando Neto, diretor de assuntos intersindicais do Sindurb-PE.

Em nota divulgada à imprensa, a Celpe informou que “foram iniciadas no dia 17 de outubro as negociações com o Sindurb-PE visando a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014”. Segundo a companhia, a data base da categoria eletricitária é dia 1º de novembro e o Acordo Coletivo 2012/2013 foi prorrogado pelas partes até 30 de novembro, prazo prorrogável por mais 30 dias.

“Até o momento, já foram realizadas oito reuniões e as negociações estão em andamento. Todo o processo de negociação vem sendo conduzido com muita responsabilidade, buscando equilibrar as expectativas dos colaboradores e a realidade empresarial”, informa o documento. A Celpe informou ainda que a manifestação não afetou as operações da empresa.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »