Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Grécia » Parlamento grego adota orçamento de rigor para 2014

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 08/12/2013 09:19 Atualização:

Os deputados gregos adotaram neste sábado o projeto de orçamento para 2014, que inclui uma economia de 3,1 bilhões de euros, anunciou o presidente do Parlamento.

Apesar de contar com uma pequena maioria de 154 assentos em 300, a coalizão governamental de conservadores e social-democratas liderada pelo primeiro-ministro Antonis Samaras conseguiu que a lei de finanças fosse aprovada.

Mas a União Europeia jogou um balde de água fria no governo grego ao anunciar, na noite deste sábado, que a troika dos credores do país vai adiar sua missão em Atenas para janeiro, causando o congelamento da entrega de um empréstimo de um bilhão de euros que estava em discussão desde setembro, por causa da demora na adoção das reformas exigidas.

O primeiro-ministro fez um pronunciamento diante do Parlamento para refutar essa visão pessimista, assegurando que "a Grécia tinha realizado várias reformas que muitos acreditavam que fosse impossível".

"As mudanças são enormes", insistiu Samaras, citando o "restabelecimento da competitividade" e a redução drástica do déficit orçamentário.

Ele não negou que as discussões com os fornecedores de recursos ao país, UE-BCE-FMI, são "difíceis", falando inclusive "do momento mais difícil", mas se disse confiante no bom desfecho das negociações.

O orçamento da Grécia para 2014 não recebeu o aval da troika e pode ser modificado nos próximos meses com novas medidas de austeridade que o governo grego vem se negando a implementar.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »