Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Copom » Inflação perdeu força, mas segue acima da meta, aponta BC

Agência O Globo

Publicação: 05/12/2013 15:44 Atualização:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central afirmou nesta quinta-feira (5), em ata da sua última reunião, que elevou a taxa de juros para 10%, que a projeção para a inflação deste ano caiu, mas permanece acima da meta do governo, de 4,5% .

"A projeção para a inflação de 2013 diminuiu em relação ao valor considerado na última reunião, porém, permanece acima da meta de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)", diz o BC na ata.

Para 2014, a projeção se manteve estável no cenário de referência (que considera taxas de câmbio e juros estáveis), acima da meta de 4,5%. Para o terceiro trimestre de 2015, a inflação também se posiciona acima da meta.

Após elevar seis vezes a taxa básica de juros, o Copom manteve a avaliação de que a política monetária (definição dos juros básicos da economia) segue "especialmente vigilante", de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação, como o observado nos últimos doze meses, persistam no horizonte relevante para a política monetária.

No documento, o BC também manteve a avaliação de que considera apropriada "a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso". A frase, no entanto, perdeu destaque no texto.

Porém, acrescentou a seguinte observação: "Ao mesmo tempo, o Comitê pondera que a transmissão dos efeitos das ações de política monetária para a inflação ocorre com defasagens".

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »