Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Bali » Índia 'não pode aceitar' pacote de medidas da OMC

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 04/12/2013 09:15 Atualização: 04/12/2013 10:20

A Índia “não pode aceitar” o pacote de medidas que está atualmente em discussão na reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) que se realiza na ilha indonésia de Bali, advertiu nesta quarta-feira (4) o ministro indiano do Comércio, Anand Sharma. A proposta, “em sua forma atual, não pode ser aceita”, disse o ministro Sharma a seus colegas reunidos em Bali.

O governo indiano exige a suspensão das restrições impostas pela OMC aos subsídios agrícolas destinados a apoiar os programas alimentares. A administração indiana, que se prepara para eleições nacionais, anunciou recentemente um programa para oferecer, a preços baixos, alimentos básicos para mais de 800 milhões de pobres.

Após os fracassos de Cancun em 2003, Hong Kong em 2005 e Genebra em 2009 e 2011, os ministros de Comércio da OMC se reúnem em Bali com a sensação de que se trata da “última oportunidade” para reativar este ambicioso projeto que pretende eliminar barreiras do comércio, em particular o agrícola. Um novo fracasso pode pôr fim às negociações multilaterais sobre a abertura do comércio, agora que se multiplicam os acordos bilaterais ou regionais, como o da União Europeia.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »