Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Polêmica » Petrobras teria melhor desempenho sem a interferência do governo no preço dos combustíveis

Agência O Globo

Publicação: 02/12/2013 16:31 Atualização:

A presidente da Standard & Poor's (S&P), Regina Nunes, disse nesta segunda-feira, ao comentar a nota de classificação de risco da Petrobras, que a companhia teria apresentado um melhor desempenho sem a interferência do governo no preço dos combustíveis. Ela lembrou, contudo, que a estatal tem outros benefícios por ter o governo como controlador, como o apoio em seu programa de investimentos, que poderia ter um “outro custo” sem o suporte governamental.

"Não se trata de ser positivo ou negativo, apenas que não surpreende os resultados da Petrobras. Claramente a Petrobras teria um maior margem se tivesse repassado os preços, mas por outro lado ela tem uma série de apoios do governo para fazer seus investimentos", disse Regina.

Segundo a executiva, os investidores compraram ações da companhia "sabendo que o governo é controlador", o que estaria "no arcabouço da companhia", e acrescentou que os investidores de ações têm uma tendência de responder no curto prazo a notícias de mercado. Ela concordou que a interferência no preço da gasolina "mantem a inflação mais baixa do que deveria", mas não vê nisso um "ingerência ou não gestão "da Petrobras.

"A Petrobras é transparente para nós e os projetos que ela tem são extremamente profissionais. Ela não faz o que ela diz que não ia fazer. A Petrobras conversa sobre política de preços de longo prazo com governo, com setor de energia faz e como existe no mundo inteiro. O que talvez existisse (no mercado) era expectativa de aumento de preços antes ou maior, da parte de alguns", disse Regina, acrescentando que, o que existe agora, seria uma discussão do velocidade dos reajustes.

Na S&P, as notas de classificação de risco da Petrobras acompanha a nota de classificação de risco dos títulos soberanos brasileiros, que estão em perspectiva negativa desde junho deste ano, em "BBB".

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »