Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Fecomercio-SP » Confiança do consumidor paulistano registra queda em novembro

Agência Brasil

Publicação: 02/12/2013 15:08 Atualização:

A confiança do consumidor paulistano caiu 0,9% em novembro, rompendo uma trajetória de alta observada nos meses de setembro e outubro deste ano. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que divulgou nesta segunda-feira (2) o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), a queda no otimismo se deve principalmente à persistência da inflação e ao “crescente nível de endividamento”.

Em novembro, o ICC atingiu 138 pontos, queda de 0,9% na comparação com o mês anterior. Em relação a novembro do ano passado, a queda chega a 13,6%. O ICC segue uma escala de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Segundo a Fecomercio, os dois indicadores que compõem o ICC registraram queda em novembro. O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) caiu 1,8%, passando de 139,4 pontos em outubro para 136,9 pontos em novembro. O Índice de Expectativa do Consumidor (IEC) apresentou redução de 0,3%, registrando 138,7 pontos em novembro.

As famílias com renda inferior a dez salários mínimos são as menos confiantes na economia. O ICC desse segmento registrou queda de 1,6 ponto percentual em relação a outubro, marcando 139 pontos em novembro.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »