• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Abac Número de participantes de consórcios cresce 10% em sete meses

Publicado em: 05/09/2013 20:04 Atualizado em:

O Sistema de Consórcios cresceu 10% de janeiro a julho deste ano, considerando-se o total de participantes, informou nesta quinta-feira (5) a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Ao divulgar os resultados do setor, a Abac ressaltou que o sistema incluiu, nesse período, 5,5 milhões de pessoas no período, o número mais alto dos últimos dez anos.

Os consórcios venderam 1,46 milhão de novas cotas, o que representou alta de 1,4% no período. Segundo a Abac, isso demonstra confiança do consumidor nos consórcios. “Esses números sinalizam que o brasileiro vem, mês após mês, ano após ano, buscando poupar com objetivo definido, com prazos maiores, custo menor e possibilidade de ser contemplado no decorrer da duração do grupo. Ou seja, praticando a indispensável disciplina financeira adequada ao orçamento pessoal ou familiar”, disse o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.

Os destaques do setor foram o financiamento de veículos leves, que somaram 2,15 milhões de participantes em julho, o de veículos pesados, que somou 207 mil participantes em julho, e o de imóveis, que vem se recuperando gradativamente, e que somou 690 mil participantes no mesmo mês.

Apesar do crescimento, a associação diz que há “indícios de insegurança” no setor, gerados pelas incertezas do momento econômico, o que tem feito com que as pessoas adiem sua decisão em assumir compromissos de médio e longo prazos e financiar bens por meio de consórcios.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.