• (5) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Redes sociais » Boato sobre abono extra do PIS gera correria a agências da Caixa

Augusto Freitas

Publicação: 18/10/2012 14:38 Atualização: 18/10/2012 21:04

Um boato que começou no boca a boca e tomou grandes proporções nas redes sociais fez com que vários trabalhadores beneficiários do Programa de Integração Social (PIS) corressem às agências da Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quinta-feira (18), em busca de um suposto novo abono extra. O rápido interesse pelo benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 622), foi tamanho que a Caixa suspendeu o número da central de serviços por conta do pico de ligações.

Segundo as informações divulgadas nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut, e apuradas pela reportagem do Diario, os beneficiários que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2010 (governo Lula) teriam direito ao abono extra. As orientações repassadas de forma simultânea diziam, ainda, que os beneficiários deveriam se dirigir a um posto de atendimento da Caixa ou casa lotérica com o número do PIS ou ligar para a central de atendimento (0800 726 0207). Depois, bastaria confirmar os dados para saber o dia exato em que o dinheiro seria creditado na conta.

Muitas pessoas, inclusive, informaram que o crédito estaria disponível nesta quinta-feira (18). O repositor Helder da Costa Santos, 33, foi um dos que correram à agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife, em busca de informações sobre o suposto abono. Ele afirmou à reportagem do Diario que ficou sabendo do assunto através de amigos. Por isso, foi até à agência na hora do almoço saber mais detalhes.

“O que eu fiquei sabendo foi que trabalhadores com carteira assinada na época do governo de Lula iam receber esse dinheiro extra. Me disseram também que teria sido um erro de cálculo no pagamento do PIS. Eu nem cheguei a ligar para o número da central telefônica, mas já soube que o sistema estava fora do ar por causa das ligações a todo instante”, disse Helder. “Escutei o boato e vim conferir mesmo se existe dinheiro”, completou.

As informações gerais sobre o suposto abono extra eram totalmente desencontradas. O único ponto em comum, de acordo com a apuração da reportagem, era de que o benefício seria pago a quem trabalhou com carteira assinada de 2007 a 2010. “Eu liguei para a central telefônica e confirmaram o pagamento para hoje. Mas não sei se é do PIS normal, que eu já resgatei, ou se é mesmo um dinheiro extra. ”, disse a dona de casa Patrícia Ramos, 36.  “Só vim até a agência para saber se é verdade mesmo”, destacou.

Com a propagação desenfreada das informações sobre o “benefício independente”, alguns internautas tratarem de desfazer o mal-entendido. Alguns sites chegaram a publicar que o aconteceu foi um erro no sistema da Caixa em relação ao pagamento do PIS para um determinado número de beneficiários, onde algumas empresas esqueceram de declarar a RAIS à CEF.   

Em nota à imprensa, a Caixa informou que "são inverídicas as notícias divulgadas nas redes sociais e outros meios eletrônicos sobre um suposto novo benefício social a ser pago aos trabalhadores". O banco reiteirou que "não solicita senhas, número de conta ou quaisquer outras informações confidenciais por redes sociais, e-mail ou SMS". Quanto ao boato difundido nas redes sociais, a Caixa informou que "já adotou providências junto a autoridades policiais para apuração do caso".
 

Esta matéria tem: (5) comentários

Autor: silvia souza
a caixa economica tem que ter respeito pelos seu clientes e dar uma explicaçao se for mentira esse salario extra que a caixa entra com um processo contra quem divulgou isso somos trabalhador e queremos ser respeitados.quem nao quer um dinheiro extra..tem mt familia que fez ate divida. e justo.. | Denuncie |

Autor: silvia souza
gostaria de saber se o abono extra e verdade tenho 4 amigos que recebeu eu liquei pra caixa economica federal e a atendente desligou o telefone na minha cara se e mentira por então ele não tem educação pra responder e justo uns receber e os não se somos todos trabalhador que trabalhou em 2010.. | Denuncie |

Autor: Gislene Lobato
Olá Renata só coe ntinuando a te explicar. Se caso vc não é cadastrada em nenhum beneficio social da Caixa pode desconsiderar essa informação. | Denuncie |

Autor: Gislene Lobato
Olá Renata queria te explicar uma coisa, o atendimento eletrônico da Caixa é programado para passar essa informação. Vc deve ter digitado a opção 2 e 1 q é p beneficios sociais como bolsa familia, a opção 1 e 1 é p pis/abono salarial. Estou falando isso pois trabalho no atendimento da Caixa. | Denuncie |

Autor: Renata Oliveira
A Caixa tem sua parcela de culpa pelo boato ter tomado tamanha proporção. Eu tb liguei p central,digitei meu PIS e a informação foi : " Seu benefício estará disponível a partir de 18/10/2012." Que benefício ??? Pergunto eu Se não faço parte de nenhum programa do governo. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.