Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Pernambuco.com

Recife, 21/JAN/2018
 
cheia

  • Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Artes visuais Exposição fotográfica Rurais aborda universo canavieiro pernambucano Exposição de Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro acontece na Praça do Carmo até o próximo sábado (16)

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 12/12/2017 13:50 Atualizado em: 12/12/2017 16:14

O fotógrafo e produtor Joãomiguel Pinheiro optou por fotos em preto e branco. Crédito: Joãomiguel Pinheiro/Divulgação
O fotógrafo e produtor Joãomiguel Pinheiro optou por fotos em preto e branco. Crédito: Joãomiguel Pinheiro/Divulgação

O universo canavieiro ganhou uma interpretação dupla e complementar com o olhar dos fotógrafos Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro, idealizadores da exposição Rurais, cuja última etapa de itinerância acontece de hoje a sábado (16) na Praça do Carmo, centro do Recife. Enquanto o primeiro optou por imagens em preto e branco mais documentais, o segundo tirou fotos coloridas, levemente desfocadas, privilegiando o aspecto sensorial desse contexto rural. O material foi acompanhado de dois textos do escritor Sidney Rocha.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A ideia da exposição, incentivada pelo Funcultura, veio a partir da experiência de Joãomiguel como produtor cinematográfico. “Há alguns anos, fiz uma pesquisa de locação para um filme e percorri campos e engenhos. Falei disso a Francisco e tivemos a intenção de realizar uma mostra. O nome Rurais vem da denominação dada no interior aos ônibus que levam os trabalhadores aos canaviais.

O mesmo veículo usado para transportar essas pessoas se tornou o local onde parte da mostra acontece, com 14 imagens fixadas nas janelas do coletivo. “Nele, também foi construída uma ambiência sonora: o som do facão sendo amolado, da cana sendo queimada e até de conversas entre os canavieiros”, detalha Joãomiguel. Além do ônibus, foi armada uma tenda de 6mx3m com mais 24 fotos. “A foto tem o efeito de imortalizar. Fomos muito bem recebidos. Eles gostaram de ser fotografados. É como se a pessoa, por mais simples que seja, deixasse algo para o futuro”, completa.

Foram fotografadas quatro usinas: Cucaú e Bom Jesus, na Mata Sul, e Laranjeiras e Olho D’Água, na Mata Norte. “Esse universo nos impressionou. Um cortador de cana pode chegar a retirar cinco toneladas por dia, das 5h às 11h. A média são três toneladas. Um facão dura duas semanas, tamanho o desgaste. Há um estigma muito grande de exploração no trabalho canavieiro, mas esse é um entorno muito rico. Toda uma cultura, como o cavalo-marinho e o maracatu rural, surgiu em torno do açúcar. Temos 14 usinas funcionando atualmente em Pernambuco. Imagine se elas fecharem”, reflete Joãomiguel.

A opção de ambos foi levar as imagens não para espaços expositivos fechados, mas para locais públicos, de preferência ligados ao tema ou com uma grande concentração de pessoas. Antes de chegarem ao Recife, as fotos foram exibidas na Usina Santa Terezinha, em Água Preta, no Marco Zero de Caruaru e na Praça de Eventos de Paudalho. A mostra conta com um monitor e audiodescrição para todas as fotos, além de vídeo em LIBRAS e fichas descritivas escritas em braile. O material também foi reunido em um catálogo, com distribuição gratuita de cem exemplares.

SERVIÇO
Rurais, de Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro
Quando: De 12 a 16 de dezembro, das 14h às 19h
Onde: Praça do Carmo, bairro de São José - Recife
Entrada gratuita
Informações: https://rurais.wixsite.com/home




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.










SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss