• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Cinema Primeiro filme pernambucano indicado à Palma de Ouro, Aquarius estreia nesta terça em Cannes Longa-metragem de Kleber Mendonça Filho tem Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e Irandhir Santos no elenco

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/05/2016 08:23 Atualizado em: 17/05/2016 08:40

Fotos postadas nas redes sociais mostram Sonia Braga, Kleber Mendonça, Humberto Carrão e Maeve Jinkings em Cannes para representar Aquarius (Facebook/ Instagram/ Reprodução)
Fotos postadas nas redes sociais mostram Sonia Braga, Kleber Mendonça, Humberto Carrão e Maeve Jinkings em Cannes para representar Aquarius
 
Nasce Aquarius. O novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho é revelado ao mundo pela primeira vez nesta terça no Festival de Cannes. Único latino-americano entre os concorrentes à Palma de Ouro este ano, o longa-metragem ganhou um significado político ainda maior por ser lançado em meio a uma das maiores crises já vividas pela democracia do Brasil.

No filme, a atriz Sonia Braga interpreta uma escritora e jornalista, especializada em música, que vive em um antigo prédio na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina. Ela é a única moradora do Edifício Aquarius, já que todos os vizinhos aceitaram vender os apartamentos para uma construtora que pretende derrubar o imóvel e usar o terreno para um novo empreendimento.

Impulsionado pela seleção em Cannes e pela presença de Sonia (é o retorno da atriz para o cinema nacional), Aquarius tem tudo para superar a repercussão atingida por O som ao redor, primeiro longa-metragem de ficção dirigido por Kleber, que em 2012 transcendeu o campo cinematográfico e gerou uma discussão sobre o estado atual da sociedade brasileira. O novo filme, além de estrear em um ambiente de maior visibilidade (o principal festival do mundo), tem maior potencial de comunicação com o público por adotar uma narrativa mais linear e menos fragmentada, com uma protagonista claramente definida, que conduz o ponto de vista da trama do início ao fim.

Kleber, Eduardo Serrano e Pedro Sotero aprovam teste de projeção realizado na segunda à noite (Facebook/ Reprodução)
Kleber, Eduardo Serrano e Pedro Sotero aprovam teste de projeção realizado na segunda à noite

Em Cannes, Aquarius será exibido em sessão de gala às 16h (11h no horário de Brasília) no Grande Teatro Lumière. Também serão projetados hoje os filmes Julieta, de Pedro Almodóvar (Espanha), e Personal shopper, de Olivier Assayas (França), com Kristen Stewart no papel da protagonista e já vaiado pelos críticos (em sessão de imprensa realizada na segunda-feira). A cerimônia de premiação ocorre no domingo.

Antes do início do festival, três críticos da revista norte-americana Variety (uma das principais publicações internacionais na área de cinema) divulgaram listas com os filmes que eles mais queriam ver da programação. Aquarius foi o único escolhido por todos os três.

Aquarius
possui metáforas ou críticas diretas para assuntos como o urbanismo, a especulação imobiliária, a preservação do patrimônio histórico, o consumismo, as barreiras entre as classes sociais, as relações de cordialidade, as noções de qualidade de vida, as complacências do cotidiano e o poder da música, entre outras questões. A protagonista, afinal, é uma mulher e sofre pressão (e tentativas de sabotagem) para sair do lugar que ela ocupa por direito.

Sonia em cena do filme. Foto: Victor Jucá/ Divulgação
Sonia em cena do filme. Foto: Victor Jucá/ Divulgação

Ficha técnica de Aquarius:
Diretor - Kleber Mendonça Filho
Roteiro - Kleber Mendonça Filho
Produtora - Emilie Lesclaux
Produtores - Said Ben Said, Michel Merkt
Coprodutor - Walter Salles
Produtor Associado - Carlos Diegues
Produtora Executiva - Dora Amorim
Direção de Fotografia - Pedro Sotero, Fabricio Tadeu
Direção de Arte - Juliano Dornelles, Thales Junqueira
Edição - Eduardo Serrano
Edição e Mixagem de Som - Ricardo Cutz
Som Direto - Nicolas Hallet
Assistência de Direção - Milena Times, Fellipe Fernandes
Produtores Executivos - Tiago Melo, Kika Latache
Casting - Marcelo Caetano
Preparação de Elenco - Amanda Gabriel, Leonardo Lacca
Maquiagem - Tayce Vale
Figurino - Rita Azevedo

Elenco
Sonia Braga - Clara
Maeve Jinkings - Ana Paula
Irandhir Santos - Roberval
Humberto Carrão - Diego
Zoraide Coleto - Ladjane
Fernando Teixeira - Geraldo
Buda Lira - Antonio
Paula de Renor - Fátima
Bárbara Colen - Clara em 1980
Daniel Porpino Adalberto - Rodrigo
Pedro Queiroz - Tomás
Carla Ribas - Cleide
Germano Melo - Martin
Julia Bernat - Julia
Thaia Perez - Tia Lucia 1980
Arly Arnaud - Letícia
Leo Wainer - Alexandre
Lula Terra - Ronaldo
Allan Souza Lima - Paulo
Valdeci Junior - Josimar
Rubens Santos - Rivanildo
Clarissa Pinheiro - Ana Paula
Bruno Goya - Daniel
Andrea Rosa - Juvenita
Joana Gatis Tia - Lucia 1940
Tavinho Teixeira - Augusto



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.