Youtube Youtube voltado para os pequenos Crianças criam canais de sucesso falando sobre games, música, futebol e muito mais

Por: Emannuel Bento - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/06/2018 11:48 Atualizado em: 31/07/2018 11:03

João Gabriel mantém um canal que foca nos games e já tem 40 mil visualizações. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
João Gabriel mantém um canal que foca nos games e já tem 40 mil visualizações. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
Em 2005, três amigos que trabalhavam em uma empresa nos Estados Unidos conversavam sobre como era difícil assistir a vídeos na internet. Juntos, decidiram criar um site para publicar gravações caseiras: o YouTube. No primeiro ano, o endereço já tinha dois milhões de acessos por dia. Foi comprado pela Google e se consolidou como principal plataforma de vídeos da web, criando até uma nova categoria profissional: os youtubers.

Transmitir conhecimento e curiosidades, fazer diários, piadas, críticas, cantar e encarar desafios são algumas das coisas que eles fazem. Nos últimos anos, a atividade tem se tornado cada vez mais popular, principalmente entre as crianças, graças ao acesso à internet de alta velocidade e à qualidade dos vídeos feitos com smartphones. Foi pensando nisso que o Senac do Recife abriu inscrições para um curso de youtuber, com turmas para alunos de 8 a 13 anos. A programação começará no dia 9 de julho. O estudante vai desenvolver habilidades e técnicas para vídeo, aprender a produzir e editar material e criar identidade visual para os canais.

Embora a plataforma só libere a criação de contas para gente com mais de 12 anos, mas é possível usar a ferramenta da maneira correta com orientação dos pais. João Gabriel Vasconcelos é um exemplo. Ele tem 11 anos e começou a sua página quando tinha 9. “Eu assistia a canais como Rezendeevil, que é sobre humor, e também o Tazercraft, que é com os irmãos Pac e Mike. Eles falam muito sobre games, principalmente o Minecraft”, explica o garoto. O canal JoaoGabielCraft_BR é uma mistura de vlog com gravações sobre jogos.“Como eu jogava muito, decidi começar a gravar. Depois que ganhei um celular, isso facilitou ainda mais o processo de criar o conteúdo”, diz ele. Com quase três anos de existência, o JoaoGabielCraft_BR conta com 470 inscritos e 40 mil visualizações. O vídeo mais visto é uma montagem feita pelo próprio garoto, na qual a youtuber MoonKase canta a música Dirigindo o meu carro, de Xuxa, em uma versão funk.

Lucas Pereira, por sua vez, tem certeza de que ser youtuber será sua profissão. O recifense de 11 anos mantém o canal Tio Lucas TV desde julho de 2016, publicando vlogs sobre brinquedos e seu cotidiano. Atualmente, o foco são as figurinhas da álbum da Copa do Mundo. “Meu sonho é ter um canal famoso, por isso o criei. Tenho vontade de levar isso para a vida profissional. Sempre vou ficar fazendo, editando e postando”, explica o menino. Para crescer na plataforma, ele tem planejado fazer vídeos de “trolagens”, que são pegadinhas e brincadeiras na web. “É um formato que dá muita visualização”, explica.

Serviço

Curso de Youtuber Kids

Onde: Senac (Av. Visc. de Suassuna, 500 - Santo Amaro)
Quando: 9 a 13 de julho das 13h às 17h e 25 a 31 de julho, das 8h às 12h.
Quanto: R$ 175 (até 3x no cartão)

Dicas e cuidados

Planejamento

É importante avaliar se o processo de planejamento, gravação e edição dos vídeos não vai ficar pesando na rotina. Por via das dúvidas, é bom  combinar com os pais ou responsáveis qual o melhor horário e frequência para gravar.

Privacidade
Um dos principais cuidados é não expor informações demais sobre a sua vida, como onde você mora e estuda, nem dizer a identidade de parentes ou amigos - a nãe ser que eles permitam. Lembre que, na internet, qualquer pessoa pode ver o que é publicado.

Conteúdo
Mesmo que seja para se divertir, uma boa ideia é pensar em conteúdos que sejam úteis para toodas as pessoas que assistirem.

Conheça outros youtubers mirins

Júlia Silva
Inscritos: 470 mil

Julia, 10, começa os vídeos sempre com um “oi, pessoal!” e fala com as crianças sobre receitas, viagens e brincadeiras. A garota começou a gravar vídeos aos seis anos.

Manoela Antelo
Inscritos: 430 mil

Comandado pela carioca Manoela Antelo, 9, o canal também tem brinquedos, moda, receitas e dicas, como as cinco que ela dá abaixo para “youtubers” mirins iniciantes.

234Janine
Inscritos: 142 mil

O foco do canal de Janine Vitória Carvalho são as bonecas. A maioria dos vídeos ensina a cuidar, colocar para dormir, limpar ou fazer papinha para as “filhas” de brincadeira.

Nick e Nelson
Inscritos: 1,4 mil

O canal é feito pelo menino Nelson Victor de Ângelo, 14, mas conta com participações do caçula Nicolas, 5. Além de outros assuntos, fala sobre games e aplicativos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.