Curiosidade Como surgiu o Dia da Mentira?

Publicado em: 30/03/2015 13:41 Atualizado em: 06/04/2015 14:35

Você conhece o Pinóquio? O desenho mostra que mentir é ruim e pode prejudicar a vida das pessoas. Então quando o boneco mente, seu nariz cresce. Pois é, na semana passada, no dia 1º de abril, foi comemorado o dia da mentira. A data surgiu há muitos anos atrás, na França. O início do ano era comemorado no dia 25 de abril e as festividades duravam uma semana, terminando no dia 1º de abril. Durante a semana, tinham muitas festas e trocas de presentes.

Até que em 1564, o rei francês Carlos IX decidiu seguir o calendário gregoriado, que instituia o ano novo no dia 1º de janeiro. Muitas pessoas não gostaram da mudança da data e continuaram a comemorar no dia 1º de abril, mandando até convites de festas. Mas, as pessoas que concordaram com a mudança começaram a enviar convites de festas que não existiam e falsas mensagem de "Feliz Ano Novo", como forma de brincadeira. Isso confundiu muita gente. E assim, o dia 1° de abril ficou marcado como dia da mentira.

TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.