• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Curiosidade Plantas carnívoras: como devoram as presas?

Publicado em: 19/02/2015 14:24 Atualizado em:

A espécie Nephentes rajah (Internet/ Reprodução)
A espécie Nephentes rajah

 

Quando você pensa em planta carnívora, imagina um vegetal monstruoso capaz de engolir uma pessoa? Isso é apenas em desenhos e filmes, pois não existe de verdade. Então, como são essas plantas? Geralmente, a maioria das mais de 700 espécies desses seres não passam de meio metro e se alimentam de insetos. As cores vivas e os cheiros são formas utilizadas para atrair as presas.

O mecanismo utilizado para a captura do inseto varia entre as espécies, pode ser prendendo, mordendo, sugando ou afogando. A Drosera, espécie mais comum no Brasil, por exemplo, tem a pelugem grudenta nas suas folhas e com isso, se curvam para devorar a vítima. A Dionaea muscipula é bem rápida, em aproximadamente três décimos de segundo, ela prende o animal. Às vezes, rãs e pequenos pássaros também se tornam presas, pois vão atrás dos insetos e acabam caindo na planta.



TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.