• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Curiosidade A Bandeira Brasileira

Publicado em: 19/11/2014 14:04 Atualizado em: 20/11/2014 10:37

Bandeira brasileira da época do Império (até 1889) (Internet/ Reprodução)
Bandeira brasileira da época do Império (até 1889)

 

Você conhece a bandeira do Brasil e sabe os significados dos símbolos? Então venha conhecer! O Dia da Bandeira é 19 de novembro e essa data faz parte da história do Brasil a partir de 1889, ano da Proclamação da República. Na ocasião, a bandeira do Império desenhada por Jean Baptiste Debret foi subbstituída pelo desenho de Décio Vilares. Os significados dos elementos da bandeira são: O verde representa a grandeza das matas do Brasil; o amarelo, as riquezas minerais do solo; o azul é o céu; e o branco, a paz que deve reinar. As estrelas significam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A frase “Ordem e Progresso” é influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.

Curiosidades:

- A bandeira deve ser exposta quando o Brasil é representado diante de outros países, como  em congressos internacionais e encontros de governos.

- Quando a bandeira fica velha, suja ou rasgada, deve ser trocada por uma nova.

- A bandeira deve ser hasteada de manhã até à tarde. À noite, ela deve ser hasteada se estiver iluminada.

- Quando outras bandeiras forem hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo e a última a descer.



TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.