• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
História Quem foi Nelson Mandela: O rei da paz

Por: Gabriel Catunda

Publicado em: 11/12/2013 11:28 Atualizado em: 11/12/2013 11:35

Ele morreu, mas seu legado permanecerá vivo por muito tempo. O rei da paz e uma das personalidades mais influentes do século 20, Nelson Mandela ou Madiba como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos foi presidente do seu país entre os anos de 1994 e 1999.


Nascido em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu, Mandela dedicou toda sua vida contra o sistema do apartheid, que significa "vida separada". Esse regime de segregação racial existente na África do Sul, obrigava os negros a viverem separados dos brancos, que controlavam o poder, enquanto o restante da população - negros pobres - tinha negado o direito à saúde, educação e segurança.


Estudante de direito, Madiba saiu de sua cidade natal muito cedo e mesmo longe da família se envolveu com o movimento estudantil contra as injustiças presentes na Universidade Fort Hare, onde estudava. Foi expulso pouco tempo depois. Dali foi para Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência.


Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942 e dois anos depois ajudou a fundar a Liga Jovem. Entre idas e vindas, quis o destino que sua vida tomasse uma reviravolta quando foi preso, em agosto de 1962. Condenado a prisão perpétua perdeu a liberdade durante 27 anos. Poderia ter saído cinco anos antes, mas negou-se a parar de lutar contra o apartheid.


Em 1990, com 72 anos e novamente livre parecia que seu tempo já havia encerrado. Porém, mais uma vez, a vida recompensou Mandela quando o concedeu o Prêmio Nobel da paz, em 1993 e no ano seguinte tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.


Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações, nada mais justo para quem sempre ensinou que todos são iguais, independente da cor, raça, idade e religião.

Algumas frases de Nelson Mandela

- Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.
- Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação.
- Não há caminho fácil para a Liberdade.

Dia Internacional de Nelson Mandela


- A partir de 2010, será celebrado em 18 de julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.