• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Nova lei Tirando o peso das costas

Por: Gabriel Catunda

Publicado em: 21/11/2013 12:25 Atualizado em: 21/11/2013 13:54

Um dos materiais mais úteis que levamos para a escola, a mochila, ajuda os alunos a carregar livros, estojos, roupas e documentos pessoais. Porém, apesar de ser extremamente útil, esse equipamento costuma causar sérios problemas de saúde as crianças, devido ao peso excessivo carregado por elas, todos os dias na hora de ir à escola.


Pensando nisso, o projeto de lei aprovado ontem, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado define que os alunos não poderão carregar nas mochilas, material escolar com peso superior a 15% do seu peso.


A partir de agora, as escolas terão que oferecer armários para que os alunos guardem o material. O projeto prevê que, no caso dos ensinos fundamental e infantil, os pais ou responsáveis deverão informar à escola, por escrito, o peso dos filhos. No ensino médio, os próprios alunos poderão dar essa informação. A carga exagerada nas mochilas pode reforçar deformidades na coluna, como lordose, escoliose e cifose e causar dor. Pode também gerar hérnias de disco no futuro.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.