• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
história Brasileiro Santos Dumont é conhecido como o pai da aviação

Publicado em: 23/10/2013 12:07 Atualizado em: 23/10/2013 13:36

Crédito: Juliana Leitao/DP/D.A Press. (23 de outubro é o Dia da Aviação.)
Crédito: Juliana Leitao/DP/D.A Press.
No dia 23 de outubro de 1906, há exatamente 107 anos, o brasileiro Alberto Santos Dumont realizava a primeira experiência de voo com registros da imprensa e do povo no avião 14 Bis. Esse fato deu início à história da aviação mundial, e é por isso que nessa mesma data comemoramos o Dia da Aviação no mundo, e o Dia do Aviador no Brasil.

Antes de Santos Dumont, outras pessoas já tinham tentado realizar voos em aparelhos diferentes. Os irmãos Wright por muitos anos tentaram conquistar o título de inventores da aviação através da experiência que tiveram antes de  Dumont com o Flyer 1. Porém, a história conta que o modelo não se elevou ao ar por meios próprios, sendo auxiliado por um equipamento de lançamento como rampa e trilho, isso descaracterizou a experiência dos irmãos frente a eficácia do equipamento construído pelo brasileiro.

Alberto Santos Dumont, então, teria realizado o voo utilizando um veículo mais pesado que o ar e que não precisasse da ajuda de equipamentos de solo para impulsioná-lo (ou seja, por si mesmo). Na época, a experiência do mineiro de Palmira foi registrada em imagens e textos pela imprensa e por testemunhas que estiveram no local. O acontecimento deu a Santos Dumont o título de "pai" da aviação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.