• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Dia do paraquedismo Pelos ares...

Publicado em: 22/10/2013 12:11 Atualizado em:

Crédito: Fábio Motta/Agência Estado/AE
Crédito: Fábio Motta/Agência Estado/AE
Você se interessa por esportes radicais? Então vai gostar de saber que hoje comemoramos o dia do paraquedismo. A data foi criada em homenagem ao primeiro salto de paraquedas, feito pelo francês André-Jacques Garnerin, há 216 anos, que também ficou conhecido como o inventor do artefato.

Garnerin nasceu em Paris, no ano de 1769. Ele era engenheiro e constriuiu seu protótipo baseando-se no modelo de Leonardo Da Vinci. Mas desde a era iluminista que os homens já tinham despertado o interesse pelos saltos. Na época, o material utilizado nas empreitadas era muito pesado, feito geralmente de madeira e linho.

Foi a partir da invenção de Garnerin, que desenvolveu um modelo utilizando 7 metros de diâmetro de seda (atualmente o paraquedas é feito com um tecido leve e forte de nylon), que o homem conseguiu dar o primeiro salto de paraquedas.

A aventura foi um sucesso, e o francês pulou de uma altura de 2500 metros e ficou conhecido como o primeiro ser humano a realizar a façanha. O fato aconteceu no dia 22 de outubro de 1797, sendo a data posteriormente oficializada como o dia do parquedismo.
 
Hoje, a atividade é praticada por esportistas de todo o mundo, que saltam de aeronaves ou lugares fixos como montanhas ou monumentos históricos. Mas, atenção: Para praticar o esporte é preciso muita preparação, investimento e estrutura psicológica.

Por isso, se você um dia deseja ser um paraquedista profissional ou mesmo amador, comece pesquisando e observando como os profissionais da área se preparam. Um dia você pode desfrutar dessa adrenalina e muito vento no rosto.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.