• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Literatura Conheça a lenda da Árvore de Tamoromu

Por: Aline Souza - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/10/2013 08:12 Atualizado em: 24/10/2013 10:35

 (Livro A Árvore de Tamoromu/Reprodução)

Lendas são fábulas de tradição popular que são modificadas pelos contadores de histórias através da imaginação para dar um tom de magia e maravilha às narrações. São histórias repletas de significados que passam alguma lição de vida ou simplesmente nos fazem refletir sobre alguma coisa através da contação de mitos.

E é por meio de antigos contos baseados em lendas indígenas, que Ana Luisa Lacombe conta, em 24 páginas ilustradas lindamente por Fernando Vilela, a lenda dos índios Wapixana e de uma cutia muito preguiçosa, no livro A Árvore de Tamoromu.

Na historinha, dois curumins encontram uma cutia muito bonitinha e resolvem levá-la para a aldeia. Durante a estadia, a cutia engraçadinha descobre a frondosa árvore da vida, que dá alimentos de todos os tipos sem cessar.

A aventura começa quando o bichinho volta pra casa todos os dias de barriguinha cheia e passa o resto das tardes sem querer brincar, pois de tão gulosa mal aguentava ficar em pé. Os passeios misteriosos da cutia para a floresta geram um enigma que os Wapixana terão que desvendar.

Mas, claro, nem todo final pode ser tão feliz assim... Porque toda ação nos leva a uma consequência. Essa lição de humildade e respeito que nós aprendemos com essa lenda indígena.

O mais divertido do livro é que ele acompanha um CD de áudio, e você pode fazer a leitura acompanhando a narração da autora.


Serviço:

A Árvore de Tamoromu
Autora: Ana Luísa Lacombe
Ilustrações: Fernando Vilela
Gênero: Literatura Infantil
Páginas: 24
1ª edição - 2013
Preço sugerido: R,90
Editora: Saraiva
Selo: Formato



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.