• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Comemoração 18 de outubro: Dia do médico

Por: Aline Souza - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/10/2013 11:04 Atualizado em: 18/10/2013 11:30

Crédito: Renato Spencer/Esp. para o DP/D.A Press
Crédito: Renato Spencer/Esp. para o DP/D.A Press
Sabe aquele profissional que nos acompanha desde o nosso primeiro minuto de vida? Que nos vê crescer, e cuida do tratamento das nossas doenças e também da nossa saúde. Sim, é o médico! E é na data de hoje, 18 de outubro, que comemoramos esta profissão, uma das mais antigas do mundo.

Exercer a medicina não é tão simples como pode parecer. O médico cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado e atenção. Além de passar um longo tempo na universidade se preparando e conhecendo muitas doenças, a forma de tratamento e a prevenção delas, ele precisa ter uma formação humana.

Por isso a medicina é vista como uma profissão muito nobre, pois um bom médico, antes de tudo, trabalha para ajudar pessoas. Para isso, ele passa a vida se dedicando e estudando e assim atua na construção de um mundo melhor.

O acesso à saúde é um direito de todos, mas muitas pessoas ainda sofrem por falta de tratamentos em hospitais. Existem alguns médicos que se sensibilizam com o problema e trabalham voluntariamente atendendo pessoas que não podem pagar por um plano de saúde. Para eles, mais importante do que ganhar dinheiro, é ajudar.

Como o nosso corpo é muito complexo, é normal que os médicos se especializem em uma área. Por isso existem profissionais que cuidam do coração, da pele, do pulmão, outros são experts em tratar de infecções, e assim por diante.

UM POUCO DE HISTÓRIA - A data é comemorada hoje em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.

A escolha do dia tem fundamentos nos escritos da Bíblia. No cristianismo, esta data é consagrada ao médico grego São Lucas, conhecido como o "amado médico", nomeado assim pelo apóstolo Paulo.

Lucas teria estudado medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. Ele também é o santo padroeiro dos pintores e dos curandeiros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.