• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
fenômeno lunar Eclipse poderá ser visto do Observatório da Sé nesta sexta

Publicado em: 17/10/2013 10:20 Atualizado em: 17/10/2013 12:58

Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.
Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.
Nesta sexta-feira (18) um fenômeno interessante poderá ser visto por todos nós aqui na Terra. A partir das 20h50, a Lua ficará levemente sombreada com uma cor vermelho claro, característica da penumbra da Terra. Esse fenômeno é chamado de eclipse penumbral ou parcial da Lua. O acontecimento pode ser visto a olho nu ou com um binóculo 50 mm x 7.

Que se interessa pelo assunto, pode ir até o Observatório da Sé, que terá programação especial para o evento lunar. Das 20h às 22h monitores especializados estarão disponíveis para quem quiser visualizar o fenômeno através da observação telescópica. Na mesma noite, haverá exibição de vídeos sobre a Lua e seus movimentos em torno da Terra.

Das 18h53 às 22h48, a luz do cone de sombra terrestre vai interferir na luminosidade lunar. Porém, a Lua não ficará em uma tonalidade vermelho tão forte quanto em outras vezes e nem irá desaparecer, como ocorre em alguns raros eclipses lunares totais.

O eclipse penumbral acontecerá às 20h50, horário previsto para a posição geográfica de Olinda e que pode servir de referência para o restante da Região Metropolitana do Grande Recife.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.