• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Pernambuco Um espaço voltado para a arte

Por: Gabriel Catunda

Publicado em: 15/10/2013 08:30 Atualizado em: 14/10/2013 12:08

Espaço completou um ano promovendo a cultura popular (Baobá comunicação)
Espaço completou um ano promovendo a cultura popular
Quem conheçe o Recife Antigo sabe muito bem como o bairro mais charmoso e histórico da capital pernambucana está mais bonito. Durante os feriados e finais de smeana projetos públicos oferecem uma infinidade de atividades recreativas. Sem contar nos passeio de bike que fazem toda a família suar a camisa.

Mas o que pode parecer despercebido, completou um ano de funcionamento em pleno vapor, na praça central do Marco Zero. O Centro de Artesanato de Pernambuco, unidade Recife, consolida-se como espaço que reúne a intensa tradição cultural do Estado por meio da comercialização de artesanato regional.
 
Para a coordenadora técnica do Centro de Artesanato, Patrícia Lessa, além da comercialização, o espaço tem como objetivo valorizar o trabalho dos artesãos e artistas populares locais: "O Centro hoje é uma grande vitrine para o artesanato de Pernambuco e surgiu para aproximar as artesãs e os artesãos de crianças e adultos"explica.
 
Inaugurado em setembro de 2012, o espaço, instalado no Armazém 11, ao lado do Marco Zero, importante ponto turístico da capital pernambucana, teve investimentos total de R$ 6,5 milhões e uma área construída de 2.511 metros quadrados. O local, considerado o maior do segmento no Brasil, conta com 20 mil peças de cerca de 800 artesãos de todas as regiões do Estado para exposição e comercialização. Possui ainda auditório climatizado com 120 lugares, galeria de arte coordenada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), setor administrativo, além de restaurante com vista panorâmica para o mar. Claro, muitas peças ainda são inacessíveis para o público, pois os preços são salgados. Mas, para quem deseja uma boa opção de lazer aliado a cultura local esta, com certeza, é uma boa pedida.

Bezerros: Este é o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco. Há dez anos, Bezerros conserva um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios. Localizado às margens da BR-232, trata-se de um dos mais importantes pontos culturais e turísticos da região Agreste.
 
Serviço:

Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife (Avenida Alfredo Liboa, s/n, Armazém 11, Bairro do Recife)

Telefone: (81) 3181.3451.
Site: www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: 14h às 20h

Terça-feira a domingo: 10h às 20h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.