• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Esportes Espaço Ciência entra em campo para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em: 14/10/2013 11:25 Atualizado em: 14/10/2013 11:28

Ser o escolhido para sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas e os jogos Paraolímpicos foi apenas o primeiro passo para o Brasil se desenvolver sobre diversos aspectos. Foi pensando sobre as diversas perspectivas de crescimento que o Espaço Ciência resolveu entrar em campo para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que tem como tema Ciência, Saúde e Esporte, acontecerá em diversos polos espalhados por Pernambuco e pelo Brasil afora, de 20 a 27 de outubro.

A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco acontecerá no domingo dia 20, às 8h, no Espaço Ciência, com direito a lançamento de foguetes e outras atrações. Do local partirá um passeio ciclístico organizado junto com o PROCAPE – Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco e outros parceiros. Meninos e meninas poderão fazer inscrição para o passeio a partir do dia sete, no Espaço Ciência ou no PROCAPE. Todos os inscritos receberão camisetas comemorativas do evento. O ponto de chegada do passeio será na Praça do Arsenal, onde estarão concentradas as Caravanas da Ciência, dos Notáveis Cientistas Pernambucanos e da Astronomia.

Os amantes da bola terão uma surpresa para lá de agradável, pois o evento envolve mais de cinquenta polos, todos com uma programação bastante atraente e sinalizados com um totem gigante representando a molécula de fulereno, que tem o formato de uma bola de futebol. No Espaço Ciência, um dos principais polos de Pernambuco, o evento acontecerá de 21 a 25 de outubro com 12 oficinas nas áreas de biologia, física, história, astronomia, educação física, matemática e meio ambiente, todas abordando o tema Ciência nos Esportes. Mais informações pelos números: (81) 3241-3226 ou 3301-6140.

Confira a programação!

Caça aos poluidores do Meio Ambiente: A oficina integra a caça esportiva com a educação ambiental (ecologia). Os visitantes vão participar de uma atividade divertida e bastante dinâmica; além de aprenderem sobre os cuidados e preservação do nosso meio ambiente.

O ser humano competidor: Ganhar nem sempre faz parte da vida. Porém, adquirir uma mentalidade de vencedor é algo muito mais importante e ajudará na sua construção profissional e pessoal. A oficina será dividida em três eixos temáticos: Homem Animal (O importante é competir?), Homem Máquina (Faz bem competir?) e Homem Esportista (Como competir melhor?).

A matemática dita o melhor jogador: Que a matemática é essencial para todas as áreas do saber, ninguém duvida. A oficina tem como objetivo mostrar que o conhecimento matemático é de suma importância quando algumas aplicações matemáticas nos esportes, bem como suas alterações podem modificar a boa execução do mesmo.

Xadrez e História: Jogar xadrez pode até nem ser tão complicado. Mas vai dizer que você aprendeu o jogo num piscar de olhos? Na oficina serão abordados temas como: Discussão sobre as peças e sua funcionalidade; Aplicação das regras, apresentação sobre o jogo e sua origem e suas táticas e estratégias.

A química em benefício do esporte: Na oficina serão abordados temas como: utilização de polímeros na construção de materiais esportivos; a eficiência da nanotecnologia no aperfeiçoamento de materiais; algumas reações químicas que ocorrem no organismo durante a atividade física; entre outros temas relacionados à Química no esporte.

Energia solar na copa de 2014:
O uso de energia fotovoltaica no mundo vem crescendo exponencialmente. No Brasil esse crescimento é ainda muito discreto e por conta do pouco investimento, os projetos ainda são muito caros. A proposta desta atividade é trabalhar com a geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos e sistemas de concentração térmica que são muito comuns em residências e hotéis.

Astronomia com a bola toda: O Brasil é conhecido como o país do futebol, embora preferíssemos um título mais ligado à área científica. Nesta atividade vamos discutir um pouco sobre a singularidade do universo e mostrar que além de futebol produzimos muito conhecimento desde a antiguidade.

Aprendendo com o Futebol: A oficina terá como tema o futebol, um dos esportes mais conhecidos e praticados em todo Brasil, e a Copa do Mundo. Serão trabalhados os conceitos básicos (regras) do futebol, figuras geométricas, noções de medida e espaço, estratégia e concentração através da produção de materiais que compõem o futebol, além de contação de histórias e brincadeiras.

Dança virtual: Jogos virtuais podem ser monótonos e cansativos. Mas, realizar atividades físicas durante um boa partida de volei, futebol ou basquete pode ser algo muito mais interessante do que você imagina.

Totó humano: Se jogar totó em uma mesa de madeira é divertido, imagine virar os próprios jogadores do pebolim



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.