• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Receitas Tudo liberado

Publicado em: 11/10/2013 12:05 Atualizado em: 11/10/2013 12:36

Se adulto gosta de doce, imagine a criançada? Para deixar você mais feliz neste Dia das Crianças, o chocolate, a pipoca, o sorvete, o brigadeiro e o leite condensado estão liberados. Com certeza vocês amaram a surpresa, não é mesmo? Para te ajudar com ideias criativas, o Diarinho, em parceria com a monitora do curso de gatronomia do Senac, Juliana Paashaus reúniu três receitas de dar água na boca para você fazer em casa junto com seus pais. O sucesso é garantido!

1- Palitos de Chocolate
Palitos de chocolate (Juliana Leitão/DP/D.A.Press)
Palitos de chocolate

Ingredientes:

    lata de leite condensado (xícara de chá)
    10 balas de caramelo (50 g)
    1 pitada de sal
    250 g de chocolate meio amargo picado
    300 g de chocolate meio amargo derretido
    confeitos variados (granulado, coco ralado, flocos de arroz com chocolate, amendoim triturado)

Modo de preparo:


Em uma panela em banho-maria, coloque meia lata de leite condensado, 10 balas de caramelo (50 g) e 1 pitada de sal mexendo sempre, até as balas derreterem. Adicione 225 g de chocolate meio amargo picado e misture bem até o chocolate derreter.

Coloque 1 colher (sopa) de massa de chocolate em uma folha de papel celofane (ou saco plástico), dobre o papel celofane sobre a massa e, com uma faca, vá empurrando a massa formando um palito de mais ou menos 20 cm de comprimento por 1 cm de largura. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Leve os palitos ao freezer por 30 minutos ou até endurecer. Retire os palitos do freezer, coloque em uma grade e banhe com chocolate meio amargo. Passe cada palito no confeito variado e deixe secar sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Em seguida, é só correr para o abraço… ou melhor, para os palitos!

2- Quindim
Quindim (Juliana Leitão/DP/D.A.Press)
Quindim

Ingredientes:

    650 g de coco fresco ralado fino
    1 kg de açúcar refinado
    120 g de manteiga sem sal derretida e morna
    36 gemas peneiradas duas vezes em peneira fina
    1 colher (chá) de essência de baunilha

Brilho:

    400 g de glucose líquida branca
    1/4 de xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Numa tigela coloque 650 g de coco fresco ralado fino e 1 kg de açúcar refinado e amasse com as mãos até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Adicione 120 g de manteiga sem sal derretida e morna e misture bem. Deixe a tigela coberta com filme plástico e leve para a geladeira por 12 h. Depois deste tempo acrescente 36 gemas (peneiradas duas vezes em peneira fina) e 1 colher (chá) de essência de baunilha e misture bem até ficar homogênio.

Numa panela coloque 400 g de glucose líquida branca e 1/4 de xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo até aquecer e derreter. Desligue o fogo e coloque 1 colher de sobremesa dessa mistura no fundo de cada forminha de quindim e espalhe bem em todo fundo e borda.

Coloque a mistura do quindim (feita acima) nas forminhas preenchendo até a borda e leve para assar em banho maria em forno médio pré aquecido a 180° até que fiquem firmes e dourados. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

3- Sorvete de Gelatina com calda de Morango
Soervete de gelatina com calda de morango (Juliana Leitão/DP/D.A.Press)
Soervete de gelatina com calda de morango

Ingredientes:

    250 ml de água fervendo
    1 pacote de gelatina em pó sabor morango com 35 g (ou do sabor de sua preferência)
    200 ml de água gelada
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite sem soro

Calda de Morango:

    1 e meia xícara (chá) de morango picado
    meia xícara (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque 250 ml de água fervendo, 1 pacote de gelatina em pó sabor morango (ou do sabor de sua preferência) e misture bem até a gelatina dissolver completamente. Adicione 200 ml de água gelada e misture.

Logo depois, transfira a gelatina derretida para o liquidificador e adicione 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro e bata bem. Coloque em um pote e leve ao freezer até ficar consistente (+/- 3 h).

Retire a mistura do freezer, coloque na batedeira e bata bem por 10 minutos. Volte a mistura novamente no pote e leve ao freezer até endurecer (+/- 4 h). Retire do freezer 10 minutos antes de servir. Faça bolas e sirva com calda de sua preferência.

Calda de Morango:

Em uma panela, coloque 1 e meia xícara (chá) de morango picado, meia xícara (chá) de açúcar cristal e leve ao fogo baixo por +/- 10 minutos ou até a calda engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.