• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Comemoração 27 de setembro: Dia Mundial do Turismo

Publicado em: 27/09/2013 09:59 Atualizado em: 27/09/2013 10:37

A praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Crédito: Julio Jacobina/DP/D.A Press.
A praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Crédito: Julio Jacobina/DP/D.A Press.
Você gosta de viajar? Conhecer novos lugares, pessoas, aprender coisas diferentes e ver outras culturas... Isso tudo faz parte de uma viagem.

Pequenos passeios como ir para uma praia, o campo ou fazer um roteiro de fim de semana, ou mesmo sair do Brasil e explorar o mundo afora. Não importa para onde seja, para aproveitar tudo o que uma viagem e um lugar podem oferecer é preciso ter boa vontade e muita curiosidade.

Quando crianças, os filhos dependem dos pais para viajar. Podem até dar sugestão para eles sobre um lugar que desejam conhecer ou que um amigo já esteve e disse que é o máximo. Mas, o mais importante é se desplugar da vida para curtir cada momento em família ou com os amigos.

Para celebrar essa atividade, a Organização Mundial do Turismo (OMT) instituiu, em setembro de 1979, o dia mundial do turismo, que é comemorado hoje no mundo todo. A intenção foi transformar a data em um dia capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que o turismo proporciona.

O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares. A atividade movimenta a economia de um país, pois ocasiona a circulação de um número grande de pessoas nas cidades. Isso contribui para a geração de novos empregos, incentiva o conhecimento e também os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem no local.

Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, lugares históricos, praias, albergues, cinemas, praças, monumentos e muitas outras coisas são consideradas atrativos para os turistas.

O turismólogo é o profissional que atua e estuda o setor do turismo. Além de cuidar de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, e do conjunto de serviços que os mesmos geram, eles promovem o bem-estar dos visitantes ou turistas, fazendo com que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.