• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
O que o Brasil tem em comum com a África? De 23 a 27 de setembro, museus e centros culturais de todo o país participarão da Primavera dos Museus. Evento traz atividades que discutem a influência da cultura africana em solo brasileiro

Publicado em: 23/09/2013 08:45 Atualizado em: 23/09/2013 09:42

Elementos da cultura africana fazem parte da construção da identidade brasileira e permanecem muito fortes em Pernambuco como na culinária, religião e vestimentas. (Jaqueline Maia/DP )
Elementos da cultura africana fazem parte da construção da identidade brasileira e permanecem muito fortes em Pernambuco como na culinária, religião e vestimentas.

Celebrando o início da primavera, um ciclo de atividades que incluem oficinas, contos e apresentação teatral chega em Pernambuco dentro do evento Primavera dos Museus.

O evento, que traz como tema desse ano Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, acontece de 23 a 27 de setembro, no Espaço Ciência, no Parque Memorial Arcoverde, no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

Na programação, seis oficinas irão abordar a história das tradições, costumes, brincadeiras, ciência e história africana. A peça "As cores do nosso Brasil" trará a temática do preconceito vivenciado por afro-brasileiros ao longo da história.

A Primavera dos Museus acontece anualmente, desde 2007, em museus e centros culturais de todo o país, sempre na mesma época do ano. O objetivo é sensibilizar as instituições museais e a sociedade ao debate sobre temas contemporâneos.

Para participar das atividades é necessário agendar visita através do telefone (81) 3241-3226 ou 3301-6140. A entrada é gratuita.

Confira a programação:

OFICINAS

"Você fala brasileiro?" - Como muitas palavras de origem africana se incorporaram ao vocabulário do brasileiro;
"África está em nós" - As semelhanças entre o Brasil e África;

TEATRO

"As cores do nosso Brasil";

ATIVIDADES

"Contando Histórias da África" - Resgate das tradições e costumes africanos e afro-brasileiros através de contos infantis;

"Máscaras africanas" - Qual a história da máscara na cultura africana e sua função na sociedade atual? Durante a atividade, participantes poderão construir suas próprias máscaras;

"Tempero da nossa História" - Descubra os segredos dos temperos utilizados na cozinha afro-brasileira do ponto de vista químico e histórico;

"Brincadeiras Africanas" - Influências africanas na cultura brasileira.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.