• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Comemoração Dia Nacional do Teatro

Publicado em: 19/09/2013 09:19 Atualizado em: 19/09/2013 12:02

Credito - Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.
Credito - Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.

Em setembro comemoramos muitas datas especiais. O início da primavera e o dia da árvore no dia 21, e também o dia nacional do teatro, que é celebrado hoje em todo o Brasil.

As peças de teatro como conhecemos atualmente surgiram na Grécia como uma forma de louvar os deuses. Os homens foram os primeiros a encenarem peças, inclusive fazendo papeis femininos. Eles montavam espetáculos com cenários, figurinos e utilizavam máscaras para representar as mulheres.

Mas essa arte nasceu há muitos anos, no tempo das cavernas, quando os homens imitavam os animais para falar sobre as suas aventuras de caça. Com o tempo, a maneira de fazer teatro foi se tornando muito diversificada e chegaram ao modelo de apresentação que tanto gostamos.

Além das histórias contadas nos palcos, há muitas maneiras de encenar peças utilizando fantoches e bonecos, e há também as apresentações de rua, os musicais e as óperas que contam lindas histórias.

A modernização do teatro também garantiu que muitas apresentações se adaptassem a todos os públicos, oferecendo serviço de inclusão social para crianças e adultos portadores de deficiências visuais ou auditivas.

Um dos autores de peças de teatro mais famosos do Brasil é o paraibano Ariano Suassuna. Entre as suas obras mais famosas estão o Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.

Curiosidade: No dia 27 de março é comemorado o dia mundial do teatro, data batizada pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), em função da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, na França.

Confira alguns espetáculos que estão em cartaz este fim de semana no Grande Recife.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.