• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
CIÊNCIA Semana da Astronomia tem atrações para todas as idades

Publicado em: 12/09/2013 10:56 Atualizado em: 12/09/2013 10:54

 (Espaço Ciência/Divulgação)

De 16 a 20 de setembro o Espaço Ciência, localizado no Parque Memorial Arcoverde, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, recebe a Semana de Astronomia, que traz como tema "Os perigos que vêm do céu". A programação contará com oficinas, minicursos, atividades lúdicas como o Ioiô humano e giroscópio, além do lançamento de foguetes e um concurso de fotografia.

O tema da Semana de Astronomia faz referência à passagem do cometa ISON - apelidado de cometa do século -, que deverá ficar visível na Terra por volta do mês de novembro, e também por acontecimentos recentes como o meteorito que caiu na Rússia e a reentrada de lixo espacial na Terra.

Algumas atividades serão voltadas para públicos específicos como alunos do Fundamental I e II e Ensino Médio, outras estarão abertas à população em geral. Um dos destaques desse ano será a sala temática “Perdidos no Espaço”. Dentro do ambiente haverá um desafio para o participante ou equipe resolverem, e para isso eles não poderão contar com todos os sentidos do corpo humano.

No espaço observatório indígena, dentro do ciclo de atividades, estudantes poderão construir um observatório astronômico por meio de técinas utilizadas pelos índios. Já no planetário do Espaço Ciência, o público poderá ver as constelações de maneira diferente através de técnicas usadas pelos nativos.

Para participar das oficinas, com grupos acima de 10 pessoas, é preciso agendar a visita através dos telefones (81) 3241-3226 ou 3301-6140. Clique aqui para acessar a lista de oficinas.

 

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE OLINDA - No Alto da Sé, o Observatório Astronômico também terá programação voltada para a Semana da Astronomia, nos dias 21 e 22 desse mês.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA -  A partir desta quinta-feira (12), estarão abertas as inscrições para o Concurso Carlos Omena de Oliveira de Astrofotografia.

Candidatos de todas as idades podem participar se inscrevendo através do email semanadeastronomiaec2013@gmail.com. O concorrente deverá enviar fotos de acordo com as categorias: Céu diurno; Céu noturno; Pôr do sol; Lua e Astrofotografia profissional.

O regulamento pode ser acessado neste link.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.