• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Sustentabilidade Ônibus elétrico vira alternativa para reduzir poluição em Hong Kong

Publicado em: 11/09/2013 11:28 Atualizado em:

Homem passa por ônibus elétrico que entrou em funcionamento em Hong Kong.  (Philippe Lopes/Divulgação)
Homem passa por ônibus elétrico que entrou em funcionamento em Hong Kong.
Sustentabilidade é um dos temas mais cobrados pela poluição aos governos. Todos os dias ouvimos novas alternativas que são lançadas visando reduzir a poluição, principalmente nos grande centros urbanos. Os gases lançados na atmosfera têm grande contribuição dos veículos motorizados que tomam as ruas das cidades e causam grandes congestionamentos. Enquanto o Brasil engatinha no setor automobilístico, que não encontrou - ou não aderiu - as novas alternativas “verdes”, foi lançado esta semana, o primeiro ônibus público movido a bateria de Hong Kong, uma das principais cidades poluentes  na china.

O novo ônibus foi fabricado pela montadora chinesa BYD e é alimentada por baterias de lítio-íon-fosfato que levam três horas para carregar e dão ao veículo uma autonomia de cerca de 180 km. A mesma empresa produziu os primeiros táxis elétricos da cidade do sul da China, que foram lançados em maio.

Um estudo da Universidade de Hong Kong demostrou que doenças relacionadas à poluição mataram mais de 3.000 moradores por ano nesta cidade de importância financeira, e grupos ambientalistas culpam as emissões provocadas pelo tráfego como a principal causa da poluição.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.