• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
MEMÓRIA Josué de Castro: O homem que uniu os homens e os caranguejos

Publicado em: 05/09/2013 10:15 Atualizado em:

Se estivesse vivo, Josué de Castro faria 105 anos hoje. Nascido no Recife, em 1908, ele formou-se em medicina pela Universidade do Brasil e dedicou boa parte da sua vida ao estudo do problema da miséria no mundo. Logo nos primeiros anos de formado, entendeu que “a fome” estava presente - e infelizmente ainda está - na vida de grande parte da população brasileira.

Josué de Castro foi médico, escritor, político, professor e cientista social. Sua obra científica é importante fonte de pesquisa e influencia, inclusive, muitas produções culturais como o teatro, o cinema e a literatura. Como romancista, publicou um único livro chamado "Homens e caranguejos", que conta a história de um menino pobre que vive no mangue e tem que trocar as brincadeiras de infância pelo árduo trabalho no manguezal.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.