• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Arte Quem foi Aleijadinho?

Publicado em: 02/09/2013 13:18 Atualizado em:

Que famoso escultor brasileiro nasceu há 283 anos? Não sabe de quem estamos falando? Bem, aí vai uma dica: Muitos brasileiros e turistas internacionais visitam Minas Gerais só para conhecer as obras dele e, nas escolas, suas esculturas são estudadas.

Já sabe quem é? Estamos falando do Aleijadinho, que nasceu no dia 29 de agosto de 1730, em Vila Rica (MG). Ele que séculos depois, seria chamado "Patrono de arte no Brasil": Antonio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho". Tem esse nome porque foi, em 1777, vítima de moléstia epidêmica, denominada zamparina, caracterizada por grande alteração do sistema nervoso e locomotor. Com o agravamento do mal, perdeu os dedos dos pés, o que o obrigava a andar de joelhos. Os dedos das mãos se atrofiaram, curvaram e caíram. Restaram-lhe apenas os polegares e os indicadores. A partir dessa época passou a ser conhecido como o "Aleijadinho".

Amarrando os instrumentos de trabalho nas mãos, Aleijadinho fez esculturas para as igrejas mineiras de São Francisco de Assis, Carmo e Matozinhos, em Ouro Preto, matriz do Pilar e São Francisco, em São João Del Rei; Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo; matriz de Sabará; e várias outras. Um dos locais mais visitados pelos turistas brasileiros e estrangeiros é Congonhas do Campo, também em Minas Gerias, pois lá estão os famosos profetas realizados pelo Aleijadinho, que morreu em 1814, aos 84 anos, e hoje é considerado um dos maiores escultores de todos os tempos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.