• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Vida animal Marcando território

Publicado em: 28/08/2013 10:57 Atualizado em: 28/08/2013 11:10

Quando você leva seu cachorro para o passeio diário, é interessante as inúmeras vezes que ele faz um "pit stop" no poste para fazer xixi. Ambos, machos e fêmeas competem por status usando altura, ângulo de levantar a perna, localização e qualidade do seu xixi.

Quando os cães fazem um mesmo trajeto em seus passeios diários, eles passam a achar que são os donos do caminho e o xixi tem a função de demarcar o território. Normalmente a urina é feita no ponto mais alto que o animal conseguir, o que ajuda a deixar claro que aquele lugar já foi conquistado. Além da função de marco territorial, o xixi serve também para passar várias outras informações importantes. Ao cheirar a urina de um outro cachorro, o animal pode descobrir, por exemplo, se quem passou por lá antes era um macho ou uma fêmea, um cão filhote ou um adulto. É claro que, após identificar a marca "rival", ele irá fazer xixi em cima dela, mostrando para os próximos cachorros que passarem por lá quem foi o último a estar no local.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.