• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Dicas de Leitura Folclore para os pequenos No Dia Internacional do Folclore, confira sugestões de livros infantis publicados pela Editora Mundo Mirim.

Publicado em: 23/08/2013 11:28 Atualizado em:

Mitos brasileiros em cordel

Os principais personagens do folclore brasileiro são apresentados ao leitor de uma forma diferente, tanto quanto poética, que resgata a cultura do nosso país. Nesta obra, as crianças conhecerão as estripulias e artimanhas do Saci, os encantos de Iara e do Boto, a lenda do Lobisomem e muitas outras histórias em rimas encantadoras de Sextilhas de Cordel, ilustradas por belas imagens em xilogravuras.

Autor: César Obeid

Indicação: Leitor em processo (9 a 10 anos)

Número de Paginas: 60


Brincadeiras de A a Z

A autora descreve brincadeiras de nossa cultura popular em forma de poemas, percorrendo todo o alfabeto. Uma obra para entreter e divertir ao mesmo tempo que educa. No final de cada poema, textos explicativos dão instruções sobre cada uma das brincadeiras.

Autor: Lenice Gomes

Indicação: Pré-leitor (até 6 anos), pais e agentes de leitura

Número de Paginas: 56


O coco que guardava a noite

No princípio do mundo não havia noite nem lua. Boiuna, a Grande Serpente, põe o índio Aruanã à prova e entrega a ele o coco que guarda a noite. Será que ele vai obedecer às ordens da serpente e não abrir o fruto antes da hora?  Por que a noite ficava confinada dentro de um coco?

Nesse reconto originário de uma lenda Karajá, os personagens precisam enfrentar o mistério da descoberta da noite, e, para isso, seguem um caminho mágico, de realidades e fantasias dessa cultura indígena.

Indicação: Leitor em processo - 9 a 10 anos

Número de Paginas: 32

Crianças da Amazônia

Nosso país é imenso. Os sotaques, as tradições e os costumes diferentes nos apresentam um Brasil de muitos Brasis. Porém, mesmo com tanta diversidade, nossas crianças sempre têm algo em comum. Conheça a história "inventada" de algumas crianças da Amazônia, que têm um olho no verde da floresta e outro no verde da esperança.

Autor: Maurício Veneza

Indicação: Leitor em processo - 9 a 10 anos

Número de Paginas: 32


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.