• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Curiosidades Os 10 animais mais fedorentos do mundo

Por: Gabriel Catunda

Publicado em: 15/08/2013 08:26 Atualizado em: 15/08/2013 08:53

Você é daqueles que não passa duas horinhas sem tomar banho? Que gosta de tudo limpo e cheiroso? Pois fique ligado, afinal, o reino animal está recheado de espécies fedorentas que utilizam o odor para se comunicar e marcar território.

Para nós, seres humanos, alguns desses odores podem proporcionar experiências bem desagradáveis. Em 2001, num programa do Discovery Channel foram listados os 10 animais mais mau cheirosos do mundo e para surpresa geral, o gambá ficou com a segunda posição.

Confira a lista:
 
10- Porco-espinho -- Os porcos-espinho tem um hábito muito mau cheiroso. Como parte do ritual de conquista, o macho banha a fêmea com sua urina. Se ela não se opuser, é uma demonstração de que está pronta para acasalar.

9 – Raposa -- As raposas vermelhas possuem glândulas de odor na cauda, próximo ao ânus. A secreção produzida exala um mau cheiro parecido com o dos gambás, e serve para marcar território. Além disso, sua urina também é muito forte.

8 – Castor -- Esse grande roedor produz uma secreção oleosa chamada castóreo que é utilizada pela indústria dos perfumes. Essa secreção, produzida por uma glândula próxima aos órgãos genitais, serve para engordurar a pelagem do animal e impermeabilizá-lo.

7 – Percevejo (Maria-fedida) -- Os percevejos da família dos pentatomídeos, da qual faz parte a Maria-fedida, produzem um odor muito desagradável para os seres humanos. Um outro membro da família, o Tessaratoma papillosa, consegue “cuspir” sua secreção fedorenta à distâncias entre 15 e 30 centímetros.
Boi Almiscarado. (www.discoverychannel.com.br)
Boi Almiscarado.

6 – Boi-almiscarado -- A urina produzida por esses animais possui odor forte o suficiente para fazer seus olhos lacrimejarem. Eles usam a urina para marcar seu território e como parte importante do processo de acasalamento.
Carcaju. (www.discoverychannel.com.br)
Carcaju.

5 – Carcaju (Wolverine) -- Esse mamífero predador vive no hemisfério norte do planeta e se parece com um pequeno urso com cauda. Eles possuem glândulas que produzem um forte odor que é usado para marcar seu território.

4 – Urubu-de-cabeça-vermelha -- Quando ameaçados, esses urubus podem vomitar como estratégia de defesa. Quando sentem muito calor, eles podem defecar em suas próprias pernas para se refrescarem. Pode parecer um comportamento horrível, mas funciona.

3 – Hiena -- As hienas marcam seu território com uma substância, oleosa e de cor amarelada, de odor muito forte que é produzida por glândulas localizadas próxima ao ânus e entre os dedos das patas.

2 – Cangambá (Erroneamente chamado de gambá) -- Para surpresa geral, este carnívoro que tornou-se símbolo dos animais mau cheirosos, ficou em segundo lugar. Suas glândulas localizadas abaixo da cauda, produzem um óleo ácido que pode ser lançado em forma de spray quando o animal se sente ameaçado. Os compostos químicos responsáveis pelo mau cheiro são os mesmos encontrados em ovos podres e são muito difíceis de serem retirados.
Diabo da Tasmânia. (www.discoverychannel.com.br)
Diabo da Tasmânia.

1 – Diabo-da-tasmânia -- Eis que, chegamos ao topo da lista. O diabo-da-tasmânia exala um odor extremamente ofensivo quando estressado, superando até mesmo o famoso cangambá, logo acima.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.