• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Folclore Quem é o Boto?

Publicado em: 14/08/2013 09:35 Atualizado em:

Boto costuma seduzir as jovens em noites de festa na região Amazônica. (textosmaravilha.blogspot.com )
Boto costuma seduzir as jovens em noites de festa na região Amazônica.
O Diarinho segue destacando os principais personagens do folclore brasileiro em comemoração ao dia 22 de agosto. Depois do Boitatá e do Saci Pererê, a vez agora é do Boto.

A lenda do boto tem sua origem na região amazônica, Norte do Brasil. De acordo com ela, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.

Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento. Nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.