• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Comemoração Um grande amigo Papais do Brasil têm amanhã um dia especial dedicado para eles. Entenda sobre a origem da data e conheça mais sobre os diferentes perfis dos filhos.

Por: Gabriel Catunda

Publicado em: 09/08/2013 10:03 Atualizado em: 09/08/2013 10:36

Antigamente pais e mães tinham formas muito diferentes de lidar com os filhos. Se você não lembra pergunte para alguém mais velho sobre as clássicas reclamações da mamãe com o papai quando ele ficava sozinho com o filho. Aquele papo de dar banho, trocar a fralda, colocar roupinha, sair para passear e ainda dar a comidinha do filho era uma tarefa exclusiva das mulheres. É claro que os tempos mudaram e, hoje em dia, muitos pais são verdadeiros "pães". A explicação mais clara para você entender essa mudança de comportamento está relacionada a inserção das mulheres no mercado de trabalho. A cada dia, os deveres de cuidar do filho são divididos entre o pai e a mãe, isso ajudou a aproximar a relação entre pai e filho, que por sinal foi e ainda continua sendo muito importante para construção da identidade do pequeno. Claro que nem todo mundo têm o privilégio de ter um pai biológico, cada um tem os seus motivos, às vezes a história é triste, mas não importa. No mínimo, a figura paterna é representada por alguém. Pode ser um tio, um primo mais velho, o vovô. O importante é que esse homem representa a figura do que queremos ser no futuro, sejam eles quietos, agitados, brincalhões, sérios, chatos, tímidos, caretas…
 
Povinho Fala
 
Papai Bonachão
 
Os irmãos Hernes Teixeira, 12 e Sarah Teixeira, 14 prepararam homenagem para seu pai. (Gabriel Catunda/divulgação DP/ D.A.Press)
Os irmãos Hernes Teixeira, 12 e Sarah Teixeira, 14 prepararam homenagem para seu pai.

“É uma pessoa muito importante na nossa vida. Sempre nos repreende quando é preciso, mas é um verdadeiro paizão na hora da diversão. Ele costuma nos reunir para sairmos juntos. Vamos para os jogos do Santa Cruz e vez ou outra dar uma volta no shopping”, destacam os irmãos Sarah Teixeira, 14 anos e Hernes Teixeira, 12 anos.

Papai Gente Fina
 
Noêmia Monteiro, 14 conta com ajuda de seu pai para fazer a lição de casa. (Gabriel Catunda/divulgação DP/ D.A.Press)
Noêmia Monteiro, 14 conta com ajuda de seu pai para fazer a lição de casa.

Para Noêmia Monteiro, 14 anos seu pai é a pessoa mais gente fina que ela conhece. “Ele se importa muito comigo. Sou mais próxima dele até do que a minha mãe. Conversamos bastante sobre diversos assuntos. Além disso, ele me ajuda nas tarefas de casa, principalmente com matemática, onde eu tenho mais dificuldade".

Papai Aventureiro

O papai Gerônimo Costa, 32 anos e seu filho Artur Costa, de 2 aninhos adoram embarcar em boa aventuras nos momentos de lazer. A dupla costuma ir brincar no parque quando sobra um tempinho na agenda. Nos finais de semana, os dois costumam ir para o interior visitar a família e o parque de diversões não fica de fora da programação. “Sempre procuro ter uma rotina saudável e ao mesmo tempo divertida com ele. Assim, ele terá uma infância legal”, afirma Gerônimo.

Um novo papai
 
Vítor Felipe encontrou um novo lar nos braços do seu tio (Gabriel Catunda/divulgação DP/ D.A.Press)
Vítor Felipe encontrou um novo lar nos braços do seu tio

O pequeno Vítor Felipe tem apenas sete aninhos, mas a vida já reservou muitas surpresas para o garoto. Seu pai biológico morreu quando ele era bem novinho, então seu tio Hiraquitam, apelidado de véio adotou Vítor com todo amor e carinho que um pai pode oferecer. De quebra Vítor ainda ganhou mais dois irmãos para se divertir e trocar ideias. “Meu pai é especial. Eu adoro quando ele me dá dinheiro para eu comprar doces e os passeio na praia com ele são alegres”, destaca Vítor.
 
Saiba Mais

* O Dia dos Pais teve origem na Babilônia, onde há mais de quatro mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

* Em 1910 nos EUA, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, Willian Jackson Smart. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Father´s Day.

* A data foi criada no Brasil por Roberto Marinho que a implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento do seu jornal "O Globo".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.