• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Cinema Ameaça em miniatura Em Os Smurfs 2, a gente fica sabendo que nem todas essas criaturas são azuis - nem boazinhas

Por: Ana Paula Corradini Esp/CB

Publicado em: 29/07/2013 09:14 Atualizado em:

Smurfs Desastrado, Ranzinza, Vaidoso e o Papai Smurf terão de resgatar Smurfette, a única mulher do grupo (www.smurfhappens.com)
Smurfs Desastrado, Ranzinza, Vaidoso e o Papai Smurf terão de resgatar Smurfette, a única mulher do grupo
 
Todo mundo já está azul de saber que o Gargamel não vai sossegar nesta vida até encontrar o vilarejo cheio de cogumelos onde vivem os smurfs, essas criaturinhas boazinhas. Mas, como diz o ditado, “se não pode vencê-los, junte-se a eles”, e o Gargamel resolveu seguir essa história do seu próprio jeito: para se aproximar dos gnomos, ele acabou criando outro tipo de smurf, com a pele mais clara, e muito mais levado: os “naughties” Hackus e Vexy.

Mas será que esses novos smurfs vão mesmo aprontar contra a turminha que serviu de inspiração para a sua criação? É que o vamos descobrir em Os Smurfs 2, que estreia na próxima sexta-feira, e mistura animação e atores de verdade.
Smurfette. (www.smurfhappens.com)
Smurfette.

Aventuras na cidade-Luz
O vilão Gargamel pode ter sido bem esperto ao tentar criar uma versão malvada dos smurfs “genéricos”, mas ele não contava com a astúcia de uma loirinha muito especial. Acontece que Smurfette tem o poder de transformar essas criaturinhas do mal em smurfs de verdade! Para acabar com essa brincadeira, Gargamel sequestra Smurfette e a leva para Paris. Na “cidade-Luz”, o vilão ficou megafamoso como o maior mágico do mundo. Será que o Smurf Desastrado, o Smurf Ranzinza, o Smurf Vaidoso e Papai Smurf vão ser obrigados a vir para o nosso mundo de novo para salvar a única menina da turma?
 
Toda história tem um começo
No fim dos anos 1950, depois de tentar trabalhar até como assistente de dentista, o belga Pierre Culliford (mais conhecido como Peyo) conseguiu um emprego como cartunista em Le Journal de Spirou. Ele começou desenhando dois personagens que ficaram bem famosos: o aprendiz de cavaleiro Johan e seu fiel escudeiro, Pirlouit. Na história de 23 de outubro de 1958, a dupla de heróis saiu atrás de uma flauta mágica e acabou encontrando uns homenzinhos azuis na floresta... os smurfs! A turma só ganhou suas próprias historinhas em 1959, mas acabou ficando mais famosa que Johan e Pirlouit. Peyo, o “Papai Smurf” da vida real, morreu em 1992.


Smurfs na telona

Agora, os smurfs estão megamodernosos com 3D e tudo mais, mas o primeiro filme da carreira dos homenzinhos azuis foi lançado em preto e branco (que coisa mais antiga!) em 1965, na Bélgica, e se chamava Les Aventures des Schtroumpfs (ou seja, As aventuras dos Smurfs). Na real, o filme era mais um conjunto de cinco desenhos que tinham sido feitos para a tevê belga. Em 1976, os smurfs estrelaram mais um filme, La Flûte à six schtroumpfs, uma adaptação da história original em que Johan e Pirlouit encontram os smurfs pela primeira vez com a flauta mágica.

O primeiro filme dessa série mais moderna, Os Smurfs, foi lançado em 2011, e contava a história da vez em que os smurfs fugiram de Gargamel e foram tão longe que acabaram vindo parar no nosso mundo, e na cidade de Nova York.

Homenzinhos azuis
Afinal de contas, o que é um smurf? De acordo com seu criador, o cartunista belga Peyo, os smurfs têm a altura de três maçãs empilhadas, são azuis e usam calça (com um buraco para a cauda curtinha poder passar) e bonezinho brancos. Quer dizer, a Smurfette, única menina da turma, tem um vestidinho branco, e o Papai Smurf — líder da turma, e com 544 anos de idade! — se veste de vermelho. Os smurfs moram numa vila secreta, em cogumelos coloridos que servem de casinhas, no meio da floresta.
 


TAGS: cinema 3d smurfs 2

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.